Alunos de Reserva iniciam série de encenações
Objetivo no 4º ano A da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos é ampliar imaginação, escrita, oralidade e aspectos sociais – aliados à questões literárias
Publicado: 31/03/2023, 23:30

O 4º ano A da Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, em Reserva, da professora Valkiria Boroszek, desenvolveu uma dramatização do conto escrito pela própria docente, ‘O sumiço da princesa Florisbela’. A encenação, que ocorreu em 31 de março após o intervalo, teve como objetivo de incentivar o gosto pela leitura, oralidade e imaginação, conforme relata a docente.
“Toda semana um grupo de alunos irá apresentar uma minipeça teatral, onde eles mesmos são responsáveis por montar as roupas e partes do cenário. A preparação foi uma verdadeira festa e correria, os alunos ficam eufóricos quando estão envolvidos na preparação. Deram ideias do cenário, das roupas e dos personagens e suas falas”, comenta Valkiria.
GALERIA DE FOTOS
Segundo a professora, alunos que observaram como espectadores amaram ao ver o conto encenado pelos colegas, ansiosos pelas próximas edições. “O despertar do ‘gostar de ler’ é uma tarefa muito difícil em sala de aula atualmente, e cabe a nós professores essa missão, permitir ao aluno viajar no mundo da imaginação durante uma leitura. Nossos alunos estão perdendo a imaginação e o senso de se expressar”, pontua a educadora.
Para fechar, a docente cita que a oralidade faz parte do cotidiano, é importante para vida em sociedade o ‘saber se expressar’ e o ‘saber ouvir e apreciar o outro’. Por fim, Valkiria cita que participaram da primeira encenação os seguintes estudantes: Lucas (leão), Mateus (guardião), Thamilly Monik (princesa Florisbela), Keirrisson (príncipe Valente), Maria Luiza (unicórnio encantado), Júlia (princesa Amália), Raylla Lohayne (flor) e Talles Kauan (abelha).
Acesse o blog escolar da Escola Evangelina Bittencourt dos Santos clicando aqui.