Gráficos contribuem em trabalho com JM | aRede
PUBLICIDADE

Gráficos contribuem em trabalho com JM

Terceiro C da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa deu prosseguimento a trabalho com o Jornal da Manhã, elencando as principais escolhas dos alunos

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Terceiro C da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa deu prosseguimento a trabalho com o Jornal da Manhã, elencando as principais escolhas dos alunos

O 3ºC da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães em Ponta Grossa deu sequência a um trabalho com os jornais impressos. A professora da turma, Luzia de Fátima Medeiros de Carvalho, conta como foram as novas ações e o que isso agregou em um trabalho que teve diversos recursos - com destaque para exemplares do Jornal da Manhã.

“Um fato que caracteriza claramente que um mesmo recurso metodológico utilizado em sala de aula desencadeia possibilidades multidisciplinares foi o trabalho com os exemplares do ‘Jornal da Manhã’, que além de despertar interesses por leituras diversas foi utilizado em Matemática para construir um gráfico com as escolhas de notícias da turma do 3ºC”, destaca a docente.

Essa dinâmica foi possível pois, explica a professora, houve a escolha de uma notícia por cada aluno após a sua leitura. Na sequência, interpretaram artisticamente, escrevendo pequenos comentários sobre sua opção. O gráfico, dessa forma, serviu para quantificar as escolhas. Luzia elenca que é construtivo levar para a sala de aula atividades que envolvam meios de comunicação impresso que circulam na cidade, aproximando os estudantes da realidade para adquirirem conhecimento.

“No desenvolvimento da atividade, os alunos organizaram os dados de acordo com uma legenda determinada previamente e pode-se compreender e interpretar como foram as opções da turma, visualizando as escolhas que variaram entre três a menos escolhida, abordando assuntos que envolvem carros e, este, a mais selecionada entre os alunos da turma, ou seja, as charges”, complementa a docente.

Outras opções também ficaram no ‘meio termo’ das escolhas, de forma equilibrada, conforme diz a professora: futebol, escola, entretenimento (como jogos e programação de TV), além de variedades (horóscopo, instituição da cidade, entre outras). Por fim, Luzia dá os principais destaques com esse trabalho.

“O gráfico é um conjunto de dados e informações que transmitem elementos de variáveis impressas. Neste caso, elencou opiniões e escolhas, o que facilitou a leitura, análise e interpretação da turma em relação às notícias do jornal. Normalmente os gráficos são bem utilizados, além de variados, estão ligados a assuntos do cotidiano”, conclui.

Confira, no blog escolar da Escola Prefeito Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães, as fotos e a atividade na íntegra. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE