Ação de compostagem e horta em Imbituva conta com o Vamos Ler e Unimed PG | aRede
PUBLICIDADE

Ação de compostagem e horta em Imbituva conta com o Vamos Ler e Unimed PG

Videoaula sobre alimentação saudável do projeto e cooperativa de saúde contribuiu para que jornada ampliada da escola Jardim Tangará trabalhasse conceitos importantes do que consumir e métodos de produção alimentar

Estudantes colocaram a 'mão na terra' para construir na prática seus conhecimentos
Estudantes colocaram a 'mão na terra' para construir na prática seus conhecimentos -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As turmas A e B da jornada ampliada da Escola Municipal Jardim Tangará, em Imbituva, da professora Aline Gabriela Molenda, trabalharam os temas alimentação saudável, reaproveitamento de matéria orgânica e horta na escola. A docente relata que, no início do ano letivo, os alunos aprenderam o que é a compostagem e como fazê-la. O trabalho também contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa.

"No caso deles na escola, a compostagem é realizada na composteira grande feita de madeira, onde os alunos iniciam a mesma colocando uma base de terra. Em seguida, é colocada a matéria seca, como folhas, capim seco, caixa de ovo e/ou papelão. Em seguida, é colocada a matéria orgânica espalhada e a última camada, novamente matéria seca, e assim aumentando as camadas ao longo dos dias, de acordo com a necessidade", aponta a educadora.

GALERIA DE FOTOS

  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
  • Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.
    Confira a série de registros dentro e fora da sala de aula.

A etapa seguinte foi a criação de vasinhos de suculentas e mudas de buchinhos, para que os alunos compreendessem o processo de plantio antes de aplicá-lo às hortaliças, acrescenta Aline. Na sequência, a turma preparou os canteiros, retirando ervas daninhas, pedras e revirando a terra, além de abrir as covas.

"Assim, os alunos colocaram o húmus e, misturando a terra, colocaram as mudinhas, cobriram com a terra e depois colocaram por cima cinzas, borra de café e casca de ovo para espantar caracóis e formigas. Os alunos puderam plantar alface, beterraba, repolho, salsinha, cebolinha e cenoura, além de arrumar e replantar o canteiro das couves", relata a professora.

A turma planeja agora plantar também mudas de framboesa e amora, e já recebeu orientações sobre a importância de aproveitar a colheita no almoço da jornada e de experimentar um pouco de cada alimento, mesmo os menos preferidos, pontua Aline "E assim, os alunos continuam trabalhando e aprendendo como Guardiões do Planeta no projeto EcoAventura, juntamente com o projeto Vamos Ler", conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Jardim Tangará clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right