Informe JM
Informe: Barros busca soluções para o aterro
Secretário de Meio Ambiente lembra que há três meses tenta resolver um problema que se prolonga há mais de 50 anos na cidade.
Afonso Verner | 29 de março de 2017 - 06:05

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Ponta Grossa, Paulo Barros, segue buscando uma solução para a questão do aterro Botuquara. Um termo de ajuste de conduta (TAC) prevê o fechamento do local até o mês de julho. “Estou tentando resolver um problema que se alonga há mais de 50 anos em três meses, é um desafio”, conta o secretário.
Stocco afirma que Prefeitura de PG deveria dar exemplo
O vereador Geraldo Stocco (REDE) foi um dos parlamentares que votou favoravelmente pela retirada do projeto de lei (PL) 50/2017 da pauta do Legislativo Municipal. De autoria do Poder Executivo, a medida prevê o parcelamento de uma dívida da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa de mais de R$ 6,3 milhões com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Para Stocco, a administração municipal deveria dar exemplo no pagamento das contas básicas.
Quitação de dívida com a Copel
O projeto do Poder Executivo pretende quitar de forma parcelada a dívida acumulada com a Copel entre os meses de março de 2016 e janeiro de 2017 – a proposta foi retirada de pauta a partir de um pedido do vereador Pietro Arnaud, também da Rede Sustentabilidade. “É uma falta de responsabilidade deixar de pagar a conta de luz por quase um ano, a Prefeitura deveria dar exemplo de conduta”, criticou Stocco.
Crime de improbidade administrativa
O vereador afirma que concordou e apoiou a retirada do projeto de pauta diante da possibilidade da ocorrência de um crime de improbidade administrativa já que, pela proposta da Prefeitura, o parcelamento se prolongaria por até cinco anos, ultrapassando o mandato do atual prefeito Marcelo Rangel (PPS).
Secretário defende fechamento do Botuquara
Paulo Barros defende o fechamento do Aterro. O secretário afirma que atualmente não é mais viável financeiramente e nem do ponto de vista ambiental manter o local em funcionamento. Segundo Barros, a melhor saída para a Prefeitura seria optar por utilizar um aterro sanitário privado na região - o local já foi apresentado por Barros a algumas lideranças.
Péricles destaca risco ao meio ambiente
Coordenadores da Campanha da Fraternidade deste ano promoveram audiência pública realizada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (28). Durante o encontro, o deputado Péricles de Mello ressaltou os perigos que o projeto 527/2016, que reduz a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, pode causar à natureza.
POLÍTICA NA WEB
O vereador Ricardo Zampieri (SD) usou a tribuna do Legislativo Municipal para ressaltar a importância da valorização dos professores. “Precisamos avançar em temos de remuneração financeira para essa classe tão importante”, disse.
O deputado federal Aliel Machado (REDE) segue percorrendo várias cidades brasileiras para discutir a revisão do ECA. “Grande debate na Audiência pública sobre a revisão das medidas Educativas do ECA em Belo Horizonte”, escreveu Aliel no Twitter.
O deputado federal Sandro Alex (PSD) usou o Twitter para comemorar o avanço de obras em Ponta Grossa. “Mais uma obra saindo em Ponta Grossa com recursos que liberamos no Governo Federal. Barauna em Ponta Grossa: R$ 1 milhão”, escreveu