PUBLICIDADE

Informe JM: Deputada Mabel comemora mudança na ‘Lei da Laqueadura’

Confira os destaques do Informe JM desta sexta-feira (3/03)

Mabel Canto em sessão legislativa na Alep.
Mabel Canto em sessão legislativa na Alep. -

Deputada Mabel Canto comemora mudança na ‘Lei da Laqueadura’

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) utilizou as redes sociais para comemorar a mudança na ‘Lei da Laqueadura’, que entrou em vigor a partir do dia 1º de março. No ano passado, o Governo Federal sancionou a lei n° 14.443, que permite o acesso à laqueadura durante o parto e sem a necessidade de autorização do companheiro/marido. A medida visa dar maior autonomia para as mulheres. “Muitas mulheres sempre reivindicaram esse direito e agora, neste mês de março, a lei passa a valer”, celebrou Mabel. Recentemente, a parlamentar já havia apresentado um projeto no mesmo sentido para contemplar as mulheres paranaenses. “Em 2021, apresentei o projeto de lei n°479, que defendia todas essas medidas”, lembrou. Agora, a lei federal passa a valer em todos os estados do país. Além disso, a nova legislação também diminuiu de 25 para 21 anos a idade para realizar o procedimento, desde que solicitado com 60 dias de antecedência.

Aniversário da ADFPG

O vereador Julio Kuller (MDB) marcou presença no aniversário de 37 anos da ADFPG - Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa. “Aproveitei o momento para entregar a moção de aplausos para esta entidade que atende há muitos anos, de forma tão prestativa e respeitosa, os deficientes físicos do nosso município”, comentou o parlamentar. 

Reforma e Ampliação

Nas redes sociais, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) destacou as obras de reforma e ampliação realizadas no refeitório da Secretaria de Serviços Públicos. A última reforma aconteceu há 20 anos. “Agora oferecemos um ambiente adequado para as refeições, para acomodar quase 100 pessoas. Em breve teremos uma área de vivência, para acomodar melhor os nossos trabalhadores”, disse. 

Homenagem Recebida 

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) recebeu Medalha de Mérito da Casa Militar pela atuação parlamentar em favor da instituição, que está completando 95 anos de história. “Na figura do chefe do órgão, tenente-coronel Sérgio Vieira Benício, parabenizo todos os integrantes da Casa Militar pelos relevantes serviços prestados ao povo do Paraná”,  declarou Bakri. 

Moção de Apelo

O vereador Izaias Salustiano (PSB) enviou uma moção de apelo direcionada ao governador Ratinho Junior (PSD) solicitando providências objetivando a implantação e ou ampliação do atendimento de saúde via sistema de telemedicina e teleconsulta. “A moção se justifica diante da necessidade de ampliação do acesso aos serviços de saúde pública”, afirmou. 

Asfalto Novo 

A Prefeitura de Ponta Grossa segue com as obras do Programa Asfalto Novo em andamento. Com investimento de R$ 2,8 milhões, o Jardim Paraíso é um dos locais que estão passando por obras de pavimentação atualmente. “Os trabalhos já estão em estado avançado e devem continuar pelas próximas semanas”, informou o perfil oficial da Prefeitura Municipal na internet. 

UBS de Itaiacoca

O vereador Dr. Erick (PSDB) enviou uma moção de apelo para a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) solicitando medidas para a reabertura da Unidade Básica de Saúde, da localidade de Pocinhos, distrito de Itaiacoca. A zona rural, já tão castigada pela falta de transporte público e estradas precárias, ainda teve muitas de suas unidades básicas de saúde fechadas”, afirmou.

Visita aos Bairros

O prefeito em exercício Capitão Saulo (Republicanos) esteve nessa quinta-feira (2) na na região de Uvaranas para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados na Vila Castanheira. “Conheci o Senhor Gilberto, um ponta-grossense de coração que veio nos agradecer pelo trabalho e afirmar que está muito feliz pelo andamento da obra, e ansioso pelo asfalto”, disse. 

Reunião na Capital 

Movimentos sociais, partidos e demais entidades estão organizando um ato político para o dia 8 de março, em Ponta Grossa, intitulado “Mulheres em luta: em defesa da democracia”. A ação ocorrerá às 17:00 horas na Praça da Igreja dos Polacos. “É essencial que sigamos em luta para defender a democracia”, disse Ana Paula, co-vereadora do Coletivo do Psol. 

Reunião na Capital 

A secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, cumpriu agenda nessa quinta-feira (2) na capital do Estado para conhecer o TÁXI GOV e prospectar soluções de inovação e desburocratização do serviço público. O serviço funciona para todos os servidores como forma alternativa a usar a frota oficial, proporcionando economia e eficiência ao erário

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE INFORME JM

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE