PUBLICIDADE

Professores protestam nas galerias da Câmara

Imagem ilustrativa da imagem Professores protestam nas galerias da Câmara
-
Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (31), professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram as galerias da Casa de Leis para protestar contra medidas como a PEC 55 (PEC 241 na Câmara dos Deputados) que, segundo os professores, congela o investimento em 20 anos na educação e outras pautas como o direito a greve. A presidente da Sindiuepg, Rosangela Petuba, discursou no plenário da Câmara em representação aos professores, falando dos temas reivindicados pelos docentes.
Ponta Grossa vai na contramão do país
O número de abstenções neste 2º turno mostra que o ponta-grossense compareceu muito mais que a média nacional: enquanto o Brasil registrou 21,5%, em média, de abstenção, 12,1% dos aptos a votar em Ponta Grossa não compareceram. Brancos e nulos, que somaram menos de 10%, também demonstram que quem foi às urnas neste domingo em Ponta Grossa, decidiu por um dos candidatos.
Partidos saem vitoriosos no 2º turno
O PSDB, com 14 prefeituras e o PMDB, com nove, foram os partidos que mais conseguiram o comando do Executivo nas 57 cidades que tiveram 2º turno no país. O PPS, de Marcelo Rangel, aparece na sequência, com cinco. O PT, que disputava sete, não venceu em nenhuma.
Moro exalta empresariado em palestra
O juiz Sérgio Moro disse que os empresários estão menos tolerantes e mais ativos contra a corrupção porque perceberam não só o problema moral, mas os custos que isso traz para o desenvolvimento do País. A afirmação foi feita na palestra de Moro durante a 9º Reunião do Conselho de Administração da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Curitiba. “Quem não conhece um empresário que se recusou a participar de uma licitação pública porque acreditava que era um jogo de cartas marcadas, por achar que teria de pagar propina”, disse ele.
Abstenção chega a 21,5% no país
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, disse que os altos índices de abstenção e de votos nulos registrados no segundo turno da eleição no Rio de Janeiro - acima da média nacional - representam uma “espécie de distanciamento entre o eleitor e os políticos”. Em todo o país, 25,8 milhões de eleitores (78,45%) compareceram às urnas, de um total de 32,9 milhões que estavam aptos a votar. Cerca de 7 milhões não votaram, levando a uma abstenção de 21,55% neste segundo turno.
Uma mulher eleita
Apenas uma das 57 cidades que tiveram segundo turno  elegeu uma mulher para a prefeitura. As candidatas eram minoria nas disputas nesta etapa do pleito, com apenas seis representantes. Dessas, apenas Raquel Lyra (PSDB) teve êxito nas urnas neste domingo, em Caruaru (PE). Ela venceu o peemedebista Tony Gel e será a primeira mulher a governar o município pernambucano.
Temer cita Thatcher
O presidente Michel Temer aproveitou um discurso diante dos presidentes de países de língua portuguesa para defender o ajuste fiscal que o governo tem promovido nos últimos meses no Brasil. Ele citou a ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, para dizer que os discursos de ambos se assemelham do ponto de vista do controle das contas públicas.
Iratienses podem regularizar dívidas
A Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Fazenda, elaborou um programa de recuperação fiscal, oferecendo aos munícipes e empresas em débito com o fisco municipal a possibilidade de regularizarem sua situação. A proposta não diminui o valor inicial do tributo devido, mas dá condições especiais e desconto de juros e multas. Para entrar em vigor, a proposta deve ser aprovada pela Câmara Municipal. O Refis é destinado a regularização de débitos relativos ao IPTU, ISSQN, Contribuição de Melhorias, demais tributos e taxas municipais.
Richa cobra austeridade e pulso firme
O governador Beto Richa afirmou nesta segunda-feira (31) que o maior desafio dos estados, atualmente, é ampliar a capacidade de investimentos e que, para isso, é preciso ação por parte dos gestores. “Sem austeridade e pulso firme não se governa”, disse Richa, ao participar do Fórum Gestão Pública – Ajustes ou Calamidades, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Curitiba. s governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, também participaram.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE INFORME JM

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE