Mix
Paralamas do Sucesso vão levar a força do rock brasileiro para o Verão Maior
No sábado (31), às 22h, Matinhos recebe três figuras históricas do panteão do rock nacional. Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone vão apresentar o mesmo primor técnico do início da banda, que começou há mais de 40 anos.
João Bobato | 31 de janeiro de 2026 - 06:10
Uma das principais bandas brasileiras de todos os tempos, o Paralamas do Sucesso estará presente em um show especial em Matinhos, no litoral do Paraná. No sábado (31), às 22h, a areia da Praia Brava recebe três figuras históricas do panteão do rock nacional. Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone vão apresentar o mesmo primor técnico do início da banda, que começou há mais de 40 anos. Antes dos brasileiros, os jamaicanos do Inner Circle abrem a noite em Matinhos com seu reggae.
Ao longo das décadas, a banda foi capaz de construir um arsenal de hits. Alguns deles são “Vital e Sua Moto” (1983), "Meu Erro" (1985), "Alagados" (1986), "Lanterna dos Afogados" (1988) e "Saber Amar" (1994). São dezenas de sucessos que misturam o lirismo afiado de Herbet Vianna com grooves maravilhosos da cozinha de Bi Ribeiro no baixo com João Barone na bateria.
É notável a preservação da formação original do trio e a longevidade da banda, que enfrentou uma tragédia capaz de abalar qualquer estrutura e, ainda assim, soube se reconstruir como uma fênix, mantendo uma respeitabilidade que atravessa gerações.
Após o acidente aéreo sofrido em 2001, Herbert Vianna, que é o líder do trio, teve uma lesão grave na medula espinhal e ficou paraplégico, além de sequelas neurológicas que afetaram a fala e a coordenação motora. A volta à música foi possível graças a um longo processo de reabilitação física e cognitiva, com fisioterapia intensiva e reaprendizado motor, especialmente das mãos e dos braços.
Para tocar novamente, Herbert adaptou a forma de segurar a guitarra, simplificou movimentos, ajustou timbres e passou a tocar sentado, respeitando seus novos limites físicos. A volta às turnês teve muito êxito, com shows lotados, até pela ansiedade em ver a banda reunida novamente.
Em 2025, a banda manteve uma agenda movimentada de shows com a turnê de comemoração de 40 anos dos Paralamas. Em uma apresentação que durou 2 horas e meia, a banda reuniu 50 mil pessoas no Allianz Parque, principal arena de shows da capital São Paulo. A agenda da banda também tem destino constante para a Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela, onde construíram imensa popularidade durante o auge da banda na década de 1980.
Com informações da Agência Estadual de Notícias