Sinepe leva projeto ‘Planeta Reciclável’ para Ponta Grossa

O isopor é uma matéria-prima nobre para ser jogada no lixo. E de olho nesse potencial é que o material tem sido reciclado, cada vez mais no Brasil, para voltar à cadeia produtiva e também colaborar com a proteção do meio ambiente. O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) defende essa ideia e por isso promove em Curitiba, pelo sexto ano consecutivo, o projeto ‘Planeta Reciclável’, que tem como objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade, com ênfase na reciclagem do Poliestireno Expandido – EPS, mais conhecido como isopor, entre os alunos das instituições particulares de ensino.
Neste ano, o Sinepe/PR amplia o projeto para as escolas particulares associadas da região dos Campos Gerais. Além de Curitiba e região, o ‘Planeta Reciclável’ vai acontecer em Ponta Grossa e envolver alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental pertencentes a oito instituições particulares de ensino, associadas ao Sindicato, que se inscreveram no projeto.
O projeto é realizado em parceria com a Meiwa Indústria e Comércio Ltda, de São Paulo, e vai promover nas escolas inscritas um ciclo de palestras com Ivam Michaltchuk (palestrante e coordenador do projeto "Amigo da Natureza" - Meiwa), sobre educação ambiental e noções sobre reciclagem de resíduos sólido, além de uma atividade prática com a máquina protótipo que reduz o tamanho do isopor para otimizar a logística de transporte do material e sua posterior reciclagem. Os estudantes das escolas participantes do projeto serão convidados a participar de um concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do isopor.
Em Ponta Grossa, o projeto também conta com a parceria do Shopping Palladium, que vai sediar a Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos no mês de maio. O evento corresponde ao encerramento do projeto, quando os alunos finalistas poderão exibir seus trabalhos para o público. "O projeto é muito positivo, trata-se um trabalho de conscientização dos cidadãos de amanhã. A gente observa que hoje as crianças tem o papel de formadores de opinião e podem atuar como multiplicadores da informação de como destinar corretamente os resíduos sólidos dentro das suas casas e para suas famílias", acredita Maura Müller, gerente de marketing do Shopping.
"Levar o projeto do Sinepe/PR para Ponta Grossa será muito importante para podermos debater a questão da sustentabilidade nas escolas da rede particular. O isopor é um material totalmente reciclável, por isso precisa ser trabalhado com nossas crianças e com as famílias. É papel do Sinepe/PR fazer a diferença em todos os sentidos. O cuidado com o Meio Ambiente é nossa responsabilidade e de todos. Estamos muito felizes, principalmente, pelo Palladium firmar a parceria e receber nossa mostra de reciclagem", explica Esther Cristina Pereira, vice-presidente do Sinepe/PR.
Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos
Os melhores trabalhos serão premiados e expostos na Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio, no Palladium. A proposta do evento é também comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Os estudantes poderão concorrer em duas categorias: Construtiva, na qual poderão apresentar trabalhos como esculturas, maquetes, artesanato e outros trabalhos manuais; e Intelectual, sendo esta última voltada para vídeos, pesquisas, poesias, músicas e peças teatrais. Serão escolhidos dois trabalhos (1º e 2º lugares) em cada categoria por escola.
Informações da assessoria.





















