Bombeiros fazem mapa de incêndios ambientais

O Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa deu início, nesta semana, a uma iniciativa inédita no município para a prevenção de incêndios ambientais. Semanalmente, o Departamento Operacional dos Bombeiros está fazendo a catalogação de todos os endereços exatos nos quais houve ocorrências desse tipo, formalizando um documento que deverá servir para mapear as áreas com maior número de focos de incêndio.
O primeiro documento foi encaminhado, nessa terça-feira, dia 27, para a Secretaria Municipal de Planejamento e a 13ª Subdivisão Policial. De acordo com o tenente Mateus Justino Cândido, a medida se fez necessária, principalmente diante do aumento no número de incêndios ambientais, registrado neste mês.
Em janeiro de 2014, foram registrados quatro casos. Em janeiro deste ano já foram verificados 20 casos. “É algo surpreendente, principalmente considerando que tem chovido quase todos os dias. Com essa medida, nós esperamos educar a população, no sentido de evitar novos incêndios ambientais nos mesmo locais onde já fizemos atendimento”, explica o tenente Cândido.
A equipe dos bombeiros classifica incêndio ambiental como todo aquele que ocorre em região de mato, normalmente com lixo. “Geralmente o fogo é visto pelo dono do terreno com parte do processo de retirada de lixo ou entulho, o que é completamente errado”, diz Cândido. A expectativa é que o levantamento sirva como forma de prevenir os incêndios, por meio da notificação do proprietário a partir das leis de contravenção penal de crimes ambientais que dizem respeito às queimadas urbanas.
Conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, o documento está sendo enviado aos órgãos competentes para que sejam considerados “denúncia”, e sejam tomadas medidas educativas e punitivas.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Valdenor Paulo do Nascimento, informa que ainda não teve acesso ao documento protocolado pelo Corpo de Bombeiros, mas considera a iniciativa de grande valor.
Lei pode se tornar mais rigorosa
O secretário Valdenor Paulo do Nascimento pretender tornar a lei municipal mais rigorosa a respeito dos terrenos baldios. “Tendo esses endereços, nós certamente iremos priorizar a fiscalização sobre os proprietários dos terrenos”, diz. Nascimento informa, ainda, que está em diálogo com o prefeito Marcelo Rangel para criação de uma lei municipal que torne crime ambiental a existência dos terrenos baldios. “Atualmente a lei determina que a prefeitura notifique o proprietário e dê 30 dias para limpeza. Do contrário, a multa é de R$ 64. Se ele não limpar, o valor aumenta para R$ 128. Queremos fazer com que a primeira multa seja de R$ 720”, diz.
Informações do Jornal da Manhã.





















