Balança comercial de PG tem superávit de R$ 1,7 bi | aRede
PUBLICIDADE

Balança comercial de PG tem superávit de R$ 1,7 bi

Imagem ilustrativa da imagem Balança comercial de PG tem superávit de R$ 1,7 bi
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa fechou o ano com crescimento nas exportações. Se, em dezembro de 2013, foram exportados US$ 40,1 milhões em produtos originários de Ponta Grossa, em 2014 esse valor saltou para US$ 53,5 milhões, em uma evolução de 33,4%, de acordo com as informações reveladas nesta quarta-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Apesar desta alta, o incremento no último mês de 2014 não impediu a queda no acumulado do ano: com o valor das exportações caindo de US$ 1,221 bilhão (em 2013), para US$ 1,182 bilhão de janeiro a dezembro do ano passado, houve uma retração de 3,15%.

Com o aumento nas importações, da ordem 13,8%, o município apresentou uma queda de 13% no saldo da balança comercial, que fechou com um superávit de US$ 640,9 milhões – ante os US$ 743 milhões registrados em 2013. Entretanto, tendo em vista o cenário nacional, onde houve o primeiro déficit desde 2000, quando o saldo fechou em US$ 3,9 bilhões negativos, Ponta Grossa apresentou um bom resultado, segundo a economista Augusta Pelinski Rahier, doutora em economia do desenvolvimento. E, de fato, os números mostram isso: Ponta Grossa cresceu uma posição no ranking estadual das exportações, ganhou a posição de São José dos Pinhais, e se destacou como a quarta cidade que mais exportou; e com o terceiro maior superávit da balança comercial do estado. No Brasil, Ponta Grossa aparece na 43ª posição no ranking das exportações e com o 38º melhor saldo.

Para Augusta, a situação de queda nacional mostra que a baixa não é uma tendência de Ponta Grossa. Ela entende que, a nível nacional, o problema é mais intenso, porque o país está em déficit; enquanto que em Ponta Grossa está apenas diminuindo o saldo. “Isso acontece porque nas exportações de Ponta Grossa, a maioria dos produtos é de baixo valor agregado: apesar de cair a renda nacional, esses bens são essenciais e, por mais que exportar produto industrializado seja melhor, na crise Ponta Grossa sofre menos”, explica. Em recente estudo, ela relata que Ponta Grossa mantém um ritmo de crescimento das exportações acima da média estadual. “Isso é bom, devido ao emprego gerado via exportações”, completa.

China continua como a maior parceira comercial de PG

O principal produto exportado pelo município é a soja e seus derivados. O grão foi responsável por mais de 75% dos produtos enviados ao exterior (US$ 890 milhões). Outra commodity bastante exportada foi o milho, que teve um crescimento de 96% nas negociações em relação a 2014, totalizando US$ 64,3 milhões comercializados. Açucares de cana foi o segundo produto mais exportado, com US$ 80 milhões em vendas. A China continuou como o maior parceiro comercial, responsável pela compra de 31% dos produtos ponta-grossenses exportados. Na sequência aparecem França e Tailândia.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right