JM Na Educação
Professora cria projeto para evitar o desperdício de água
Da Redação | 27 de novembro de 2015 - 04:35
Os reajustes na tarifa de água e o consumo sem consciência motivaram a professora Joycelaine Cabral Bach a criar o projeto “Feche a torneira do desperdício”, dentro do Programa Cooperjovem nas Escolas, realizado pela Frísia – Cooperativa Agroindustrial. A ação envolveu todos os alunos, professores, equipe pedagógica e funcionários da Escola Municipal Professora Zilá Bernadete Bach. A matéria que deu origem ao projeto foi publicada dia 27 de março pelo JM: “PG perde quase 38% da água durante distribuição”.
O objetivo da professora foi mostrar a importância da cooperação para o sucesso de projetos, apresentar às crianças novas atitudes que podem diminuir o desperdício e levantar discussões sobre o posicionamento de políticos e das empresas responsáveis pelo abastecimento de água em estimular uma mudança de postura da população.
“A partir da leitura mensal da conta de água de nossa escola pudemos perceber que precisávamos fechar as torneiras do desperdício, mas que isso só poderia acontecer se todos se mobilizassem para o problema”, explica Joycelaine.
Como forma de mobilização, foi lançado um concurso com o tema “Como evitar o desperdício de água na escola?”, no qual participaram alunos do 1º ao 4º ano, com desenhos e slogans. Os doze vencedores receberam o título de “Fiscais das Águas da Zilá”. Cada um deles escolheu um colega de turma, do sexo oposto, para ser seu parceiro no trabalho de fiscalização. Os fiscais receberam capacitação dos alunos do 5º ano ‘A’ e da professora Joycelaine, a cada quinze dias, desde o dia da premiação.
Em relação ao resultado do projeto, a professora confessa que foi frustrante e desmotivador. “Mesmo conseguindo diminuir o consumo de 306 para 247 metros cúbicos, estamos pagando muito mais caro. Mas sabemos que não podemos nos deixar levar pelo pessimismo”, reforça.
“Para mim, foi um ótimo projeto para poder acontecer o ‘freio’ no desperdício. No início, aconteceram várias tentativas e recaídas, mas nós ganhamos esta batalha e, graças aos Fiscais das Águas, conseguimos economizar 32 metros cúbicos de água potável. Isso para mim é cooperação”, destaca a aluna do 5º ano A, Gláucia Regina Kiatkwski.
O trabalho terá continuidade no próximo ano, pois as educadoras não querem que esta postura adotada em prol do bem coletivo seja esquecida pelas crianças.
o quê
>> Programa Cooperjovem
É um programa interdisciplinar realizado pela Frísia – Cooperativa Agroindustrial, cujo objetivo é a inserção de uma proposta educacional baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação, que embasam a doutrina do cooperativismo. São realizadas atividades com os alunos, voltadas a aspectos econômicos, culturais, sociais, educacionais e ambientais. Saiba mais: