Dinheiro
Lideranças exaltam protagonismo do anuário para o fomento regional
Em seus discursos no palco ou nas entrevistas concedidas durante o evento, os convidados ressaltaram o papel da publicação como uma ferramenta de atração de investimentos para a região, por servir como uma vitrine das cidades dos Campos Gerais
Fernando Rogala | 05 de julho de 2025 - 06:42

O papel do Livro-Anuário Caminhos dos Campos Gerais, como uma ferramenta de demonstração dos potenciais da região para empresários, investidores e poder público, foi exaltado pelas lideranças que participaram do evento. A cada ano, um tema atual distinto é escolhido para ser como o principal, para nortear o conteúdo editorial, e o desse ano tem a ver com os grandes investimentos realizados na região e seus impactos para a economia dos Campos Gerais.
Neste ano, a publicação conta com entrevistas de lideranças, reportagens sobre os potenciais econômicos dos Campos Gerais e entrevistas com mais de 30 empresários e representantes das grandes empresas que geram riquezas – cada uma dessas entrevistas ganhou um texto detalhado na publicação. E como tradição, há a seção ‘Indicadores Econômicos’, com índices atualizados de cada um dos 31 municípios dos Campos Gerais. O Anuário tem circulação dirigida, distribuído entre parceiros, prefeituras, deputados, câmaras e empresários, para levar o nome da região para os quatro cantos do Brasil e todo o mundo.
Essa completo material, que retrata a evolução da região ao longo dos anos, foi destacado como de grande relevância para o desenvolvimento regional por uma série de lideranças. Entre eles está Hussein Bakri, deputado estadual e líder do Governo no Legislativo. “Tenho um carinho enorme pelo Grupo aRede, porque faz jornalismo sério e isento, que traz a notícia, independente se ela é boa ou ruim. E esse é o papel do jornalismo. Então estou aqui na condição de líder do governo, em um momento de comemorar e fortalecer esse Anuário, que é tão importante para o fortalecimento econômico e social de toda a região dos Campos Gerais”.
Quem também destacou a relevância dos projetos do Grupo aRede foi o deputado federal Aliel Machado. “Essas riquezas não são apenas financeiras: elas geram desenvolvimento. Isso faz com que as pessoas melhorem de vida, afinal de contas, as empresas são feitas de pessoas. O Grupo aRede cumpre um papel muito importante no desenvolvimento da região dos Campos Gerais, então eu parabenizo o JM, que tem tantas ações sociais como por exemplo o Anuário, o Vamos Ler, e tantas outras para atender aos interesses da nossa comunidade”, disse.
“O anuário está focado nas indústrias e empresas da região, que fomentam parte da economia dos Campos Gerais, e fico orgulhoso em participar dessa edição, que é muito importante para a região”, completou o deputado estadual Moacyr Fadel. Outro deputado que exaltou a publicação, que ilustra o potencial estadual, foi Marcelo Rangel. “Como vice-líder do governo Ratinho Júnior, gostaria de parabenizar o Portal aRede e o Jornal da Manhã por mais um anuário, que demostra, através de suas páginas, o quanto o Estado do Paraná cresceu e prosperou no setor produtivo, industrial, no comércio e principalmente no setor social. Então desejo a vocês do Jornal da Manhã e Portal aRede muito sucesso e agradecimento, por demonstrar o quanto o Estado evoluiu ao longo desses últimos anos.
Como representante dos municípios da região, o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, que já foi presidente da AMCG, reconhece que o anuário é uma ferramenta que expõe as qualidades da região a investidores. “O Anuário traz informações de toda a nossa região. Informações importantes para nossos municípios, até para gente poder ‘vender’ os nossos municípios para empresas, empresários, e quem quer investir na região. Além de unir as forças em um só objetivo, que é desenvolver a nossa região dos Campos Gerais.
PONTA GROSSA
Entre os representantes de Ponta Grossa, o anuário também é visto como um instrumento para atrair ainda mais aportes empresariais. “Ponta Grossa passa por um momento muito bom na industrialização, comércio e agricultura, e quanto mais esse anuário for divulgado, mais empresas e pessoas vão querer investir nessa cidade. Nosso ambiente de negócios é propício para isso, nós temos estrutura logística, nós temos rede hoteleira, é uma cidade que tem tudo para oferecer para aquelas empresas que queiram aqui se instalar”, destaca o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
Já o presidente da Câmara de Ponta Grossa, Júlio Küller, exalta o propósito da publicação. “O Anuário traz tudo o que é bom na cidade e na região. Nós temos, por exemplo, em Ponta Grossa, mais de 1700 indústrias. E a interação entre indústria, setor agropecuário e municípios entre si, vai fazer com que isso cresça e alavanque cada vez mais. Então, nesse momento importante, gostaria de parabenizar por esse trabalho, de informação idônea, de tudo o que acontece na região”.
Por fim, o vice-prefeito, Pastor Moisés Faria, destaca a credibilidade da publicação do Grupo aRede. “É grande a importância que tem o anuário, divulgando a cidade. Nós sabemos que o Portal é uma empresa de notícias, e agora parabenizando sobre isso: notícias coerentes, verdadeiras. E isso traz para o anuário grande credibilidade, porque por trás do anuário, está o Portal aRede. E ficamos muito felizes com isso, com essa parceria com o portal”, conclui.
Livro detalha o crescimento coletivo regional
Reitor da UEPG e escritor, Miguel Sanches Neto observou que o anuário retrata um desenvolvimento pleno, por detalhar o crescimento regional em todos os seus aspectos. “Esse anuário é de extrema importância, porque mostra que uma sociedade só cresce quando cresce conjuntamente, quando cresce em todos seus índices, quando cresce do ponto de vista econômico, quando cresce do porto de vista humano. Então esse crescimento coletivo da região está expresso no anuário”, disse, exaltando também a representatividade da universidade na publicação. “E a UEPG, que também tem crescido, faz parte desse processo de crescimento, e não podia deixar de estar presente em um anuário que nos representa enquanto região dos Campos Gerais, e que nos representa enquanto Instituição de Ensino Superior, que forma pessoas para o desenvolvimento da região”, completou
Representantes do setor produtivo exaltam conteúdo do Livro-Anuário
A riqueza do conteúdo publicado no Livro-Anuário Caminhos dos Campos Gerais foi exaltada por empresários, diretores industriais e líderes de entidades representativas. Entre esses empresários está César Tozetto, diretor da rede de supermercados que leva o sobrenome de sua família. “Venho acompanhando o anuário desde o início, onde podemos ver o desenvolvimento da cidade e da região. É um trabalho muito profissional, que indica as principais atividades, arranjos produtivos locais aqui da região, e a capacidade de atrair investimentos”, resume.
“Antes do anuário, você tinha que fazer uma pesquisa nas prefeituras locais, nas secretarias de indústria e comércio, nas associações comerciais, que o anuário nos traz de maneira organizada com a credibilidade e a chancela do Grupo aRede, que é muito importante, e nos dá essa segurança da assertividade das informações que ali estão”, completa Tozetto.
A presidente da Acipg, Giorgia Bochenek, destacou que foi uma grande alegria receber um anuário “com tanta riqueza de informação”, com dados estatísticos da nossa região. “Essas informações vêm muito a colaborar para a busca de novas empresas. Os nossos empresários veem onde podem estar buscando oportunidades de negócios, então vejo com muito bons olhos esse anuário, que há 16 anos tem contribuído para o desenvolvimento da nossa cidade e região. O Grupo aRede está fazendo um ótimo trabalho”, disse.
Salvador Marino, diretor fabril da Tetra Pak, também destaca o anuário como um vetor de investimentos para a região. “Nós entendemos que o Anuário é uma forma de mostrar a pujança da região, que não só cresce no segmento industrial, agroindustrial e agropecuário, mas também cresce em serviços. É um meio de comunicar ao público em um contexto que não mostra só nós, mas nós dentro de um grupo de empresas de vários segmentos, e mostra a importância da região, até para que atraia mais investimentos no futuro próximo”.