JM Na Educação
JM é usado em trabalho sobre gêneros textuais
Talita Moretto | 20 de novembro de 2015 - 04:40
Leitura, interpretação e apresentação de jornal falado foram práticas conduzidas pela professora para trabalhar as características da notícia, com os alunos do Colégio Meneleu
O gênero textual notícia foi trabalhado de uma forma mais dinâmica pela professora de Língua Portuguesa Elizaine Krepel Orlovski, que organizou uma atividade contemplando leitura e interpretação das informações, exposição em cartaz e oralidade, através da apresentação de jornal falado. O trabalho envolveu os estudantes do 6º ano do Colégio Estadual Meneleu de Almeida Torres.
Cada turma escolheu uma notícia do Jornal da Manhã para desenvolver a atividade. Em grupos, os alunos deveriam identificar as características do gênero. “Após os estudos sobre as características desse gênero, os alunos debateram sobre o assunto exposto na notícia escolhida de forma crítica e, em seguida, partiram para as produções, visto que já estávamos estudando sobre diversos gêneros textuais”, explica a professora.
A turma do 6º ano ‘A’ escolheu a notícia: “PG construirá hospital veterinário” (25/10), a turma ‘B’ trabalhou em cima do assunto: “Hackers de PG são presos por desvio de R$1 milhão” (23/10) e a ‘C’ optou por: “PG é destaque no ensino e exportações” (23/10).
“Essa atividade foi muito gratificante, houve um grande envolvimento dos alunos e curiosidade, pois trabalhamos notícias de nossa cidade. Sem dúvida, esta atividade auxiliou no desenvolvimento crítico dos alunos, além de despertar o gosto pela leitura de diferentes gêneros textuais”, avalia Elizaine.
Além dos cartazes e da apresentação do jornal falado, os jovens também produziram textos opinião a partir dos temas discutidos.