JM Na Educação
Programa de Mídias na Educação do JM inicia hoje nono ano de atividade
Daniel Petroski | 04 de abril de 2016 - 04:35
Ações em 2016 seguirão a adaptação ocorrida no ano passado, quando o Programa, preocupado com a demanda social, ganhou nova identidade
A partir desta segunda-feira será dado o pontapé inicial no nono ano de atividades do Vamos Ler, programa que incentiva e orienta o uso de jornal nas escolas. Criado em março de 2008 pelo Jornal da Manhã, a iniciativa é realizada com o apoio das Secretarias Municipais e Núcleos Regionais de Educação, instituições sociais e culturais e da iniciativa privada.
As ações em 2016 seguirão a adaptação ocorrida no ano passado, quando o Programa, preocupado com a demanda social e presença cada vez maior da internet na vida das pessoas, ganhou uma nova identidade, passando a utilizar a edição digital do JM, estimulando o uso das novas tecnologias no desenvolvimento das atividades. Até então, a iniciativa se preocupava apenas na leitura de jornais impressos.
“Em 2015 foi o primeiro ano em que trabalhamos no formato digital, consequentemente, um ano de adaptações. Para 2016 fizemos várias mudanças a fim de aprimorar as ações do programa nas questões tecnológicas e de formação dos professores. Acredito que devemos estar sempre em constante mudança e abertos à inovação, pois somente assim conseguiremos fazer um bom trabalho junto aos professores em favor da aprendizagem dos alunos”, revela a coordenadora da iniciativa, a jornalista e especialista em Tecnologias na Aprendizagem, Talita Moretto. Para ela, as expectativas para esse ano são ainda mais animadoras. “Dobrou o número de escola/professores interessados em participar do programa no formato digital - isso em relação ao ano passado -, o que é um bom sinal”, completa.
Para o diretor de Redação do JM, Eloir Rodrigues, é inegável a contribuição dessa atividade para a formação do senso crítico e exercício da cidadania. “Através da leitura orientada de textos de circulação social e ações que visam à formação de professores para o uso de mídia na educação, estimulamos o protagonismo dos estudantes, a criação e a colaboração nos ambientes educativos, contribuindo para a formação do senso crítico e para o exercício da cidadania”, analisa.
PROFESSORES
Iniciativa busca a formação
Além do trabalho junto aos estudantes, o Vamos Ler também dá suporte ao ensino e à prática pedagógica. Durante todo o ano passado os professores tiveram a oportunidade de participar de duas formações (semestrais) no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O AVA ficou disponível em tempo integral a todos os educadores, sendo um grande diferencial, já que nos anos anteriores as formações aconteciam em dois momentos com apenas quatro horas de duração cada um. De acordo com a coordenadora do Programa, Talita Moretto, manter um espaço aberto ao diálogo é uma vantagem que todos os professores devem aproveitar.
O QUÊ
>> Prêmios recebidos
Em nove anos de existência, o Vamos Ler acumula inúmeras premiações e chancelas, demonstrando a força da iniciativa e sua função crítica e formadora dentro da sociedade:
Em 2011, o Programa ganhou “Menção Especial” na categoria “Conectando com o Celular”, no Prêmio Jovens Leitores 2011, promovido pela WAN-IFRA. A categoria foi inédita e não teve outras colocações; Também em 2011, com a orientação do Vamos Ler, alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Sesi Ponta Grossa-PR venceram o Concurso Nacional de Jornais Escolares 2011, promovido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ); Em 2010, também com a orientação do Programa, a turma do 5º ano da EMEF Fulton Vitel Borges de Macedo (Ponta Grossa) e a professora Lourdes Stafin dos Santos, conquistaram o primeiro “Prêmio Mundial para Jornal Escolar sobre Liberdade de Imprensa”, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias; O Vamos Ler conta com a chancela do Selo ODM, que visa reconhecer e divulgar trabalhos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e do Programa Selo Social de Ponta Grossa. A iniciativa visa certificar as empresas que pratiquem as Responsabilidades Sociais interna e externamente.