PUBLICIDADE

‘Vamos Ler’ realiza encontro com professores de escolas da região

Parceria com prefeituras leva programa para escolas de Ponta Grossa, Ipiranga, Imbituva e Carambeí. Serão mais de cinquenta instituições de ensino públicas atendidas pelo Vamos Ler em 2016

O Programa Vamos Ler – Mídias na Educação, realizado pelo Jornal da Manhã com o apoio das Secretarias Municipais e Núcleos Regionais de Educação, instituições sociais e culturais e da iniciativa privada, inicia 2016 realizando encontro com professores das escolas municipais de Ipiranga e de Imbituva, na região dos Campos Gerais, que irão realizar o trabalho com jornal em sala de aula. Escolas de Ponta Grossa e de Carambeí também participarão do programa. Serão mais de cinquenta instituições de ensino públicas atendidas pelo Vamos Ler somente este ano.

O JM atende turmas do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), desde 2008, quando criou o Programa para orientar o uso de jornal impresso em sala de aula. A partir de 2015, como forma de adaptar-se à demanda social, o Vamos Ler passou a contemplar a edição digital do JM e estimular o uso das novas tecnologias no desenvolvimento das atividades.

“A aprendizagem é um processo de adaptação e transformação, onde o aprendizado primeiro completa-se com o novo”, explica a coordenadora do Programa Vamos Ler, Talita Moretto, que é especialista em educação e tecnologias digitais. Ela esclarece que as mudanças no formato do programa – do uso de jornal impresso para o digital – além de outros fatores, como a possibilidade de atender mais escolas e alunos e dar acesso a todas as edições do jornal (com o impresso as escolas recebiam apenas uma edição por semana), é para se adequar à realidade atual de uma sociedade “multitelas”, em rede, onde, por meio da Internet, crianças, adolescentes e adultos têm acesso livre e imediato a um grande número de fontes de informação. Por isso, faz-se necessário existirem estratégias e competências para gerir essa carga de informação para que ela se torne vantajosa, principalmente, ao ensino escolar.

“Essa realidade também mostra aos veículos de comunicação a necessidade de orientar os educadores quanto ao uso das novas mídias, já que o próprio jornal não é apenas impresso, mas online também. Então, devemos dar suporte aos professores quanto ao uso das novas tecnologias, das diferentes plataformas onde a informação é apresentada, e promover um trabalho contextualizado para o uso de jornal na educação”, esclarece.

Ao possibilitar a interação e a participação ativa dos cidadãos na sociedade, conectando espaços físicos e virtuais, aproximando pessoas e suas experiências, promove-se uma construção colaborativa do conhecimento. É o educar para a emancipação, uma das metas do Programa Vamos Ler – Mídias na Educação.

online
Como funciona o Programa no formato digital
As turmas participantes recebem usuário e senha para acessar o Jornal da Manhã digital. Professores, alunos e familiares têm acesso a todas as edições do JM, na íntegra, sem restrições, desta forma, o jornal pode ser lido e trabalhado em sala de aula e também em outros espaços, ampliando o debate de assuntos atuais e cotidianos. Já os professores recebem formação e suporte para realizar o trabalho através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Vamos Ler, durante todo o ano letivo. “O AVA apresenta um rico material acerca do jornal e das mídias na educação, disponibiliza outros recursos e leituras complementares, aproxima os professores de todos os municípios instigando debates críticos e reflexivos acerca do trabalho realizado em cada escola, favorecendo assim a troca de experiências e o diálogo entre eles”, esclarece a coordenadora do programa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE JM NA EDUCAÇÃO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE