Alto tráfego em estradas da região preocupa PRF

A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização nas estradas dos Campos Gerais, a partir dessa quinta-feira (02). Ontem, um ônibus da PRF permaneceu, no início da tarde, diante do Posto Furnas. Os agentes convidavam alguns motoristas para uma breve explanação, de cinco a 10 minutos, a respeito de cuidados no trânsito, conforme explicou o inspetor Harold Rauch, chefe da Delegacia da PRF nos Campos Gerais.
“Essa é uma operação educativa, que oferece instruções aos condutores, com objetivo de reduzir o número de acidentes”, diz Rauch. No período da noite, a operação educativa da PRF seria deslocada para a rodoviária de Ponta Grossa, levando orientações aos passageiros dos ônibus.
O receio é com relação ao elevado número de acidentes registrado em 2014. No ano passado, a PRF registrou 31 acidentes nas rodovias atendidas pelo órgão nos Campos Gerais. Desses, 15 foram sem vítima e outros 16 com vítimas. No total, o saldo do feriadão foi de 37 pessoas feridas e um óbito. “Sabemos que o feriado de Páscoa do ano passado foi atípico, porque ocorreu praticamente junto com o feriado de Tiradentes, o que aumentou bastante o tráfego de veículos. Mesmo assim, é importante prudência por parte dos condutores”, lembra Rauch.
No feriado deste ano, a PRF repete a operação de reforço no policiamento, principalmente nas BRs 376, 277 e 116. Conforme o levantamento de 2014, do total de acidentes registrados nestas rodovias, 28% acontecem na BR-376; 24% acontecem na 277 e 12% na BR-116. Só no primeiro bimestre de 2015, as rodovias paranaenses registraram 2.243 acidentes. Foram 1.168 ferimentos leves, 352 ferimentos graves e 72 mortes.
Entre os principais motivos de acidentes com vítimas fatais, listados pelo órgão, estão a velocidade incompatível com o trecho, desatenção, desrespeito à sinalização e a ingestão de álcool. No Estado, o tipo de ocorrência mais comum é a colisão traseira, que somou 3.022 ocorrências no primeiro bimestre.
Detran destaca acidentes comuns
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta os motoristas a ficarem atentos aos tipos de acidentes mais comuns nas vias urbanas e nas três principais rodovias do Estado. Levantamento feito pelo Detran, que atua nas cidades, e pela Polícia Rodoviária Federal, indicam que a atenção deve ser redobrada em feriados. “O trânsito tende a ficar mais congestionado e mais perigoso em feriados. Isso exige do motorista atenção e tolerância”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Os acidentes acontecem em fração de segundos e as pequenas ações podem evitar consequências irreversíveis”, ressalta.
Informações do Jornal da Manhã.





















