Ponta-grossenses pagam R$ 180 milhões em impostos | aRede
PUBLICIDADE

Ponta-grossenses pagam R$ 180 milhões em impostos

Imagem ilustrativa da imagem Ponta-grossenses pagam R$ 180 milhões em impostos
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

R$ 180 milhões. Esse é o valor pago em impostos pelos ponta-grossenses até o dia de ontem. Contudo, isso ainda não é o bastante: segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros precisarão trabalhar até 31 de maio (151 dias) apenas para pagar os tributos federais, estaduais e municipais. A estatística mostra que 41,37% do rendimento bruto do brasileiro é destinado apenas para pagar impostos. Justamente para expor essa excessiva carga tributária e conscientizar a população, foi celebrado, nesta segunda-feira, em todo o país, o ‘Dia do Respeito ao Contribuinte’.

Na avaliação do presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento e Serviços Contábeis dos Campos Gerais (Sescap-CG), Dirney Cruz de Souza, essa excessiva carga tributária é prejudicial para as empresas, já que tira a competitividade delas, e também para o consumidor, que perde poder de compra. “Trabalhamos até o último dia de maio apenas para pagar impostos. Isso diminui o poder de compra da pessoa física e automaticamente ela vai ter que reter as compras, porque ao aumentar a carga tributária, como da luz, da água, em IPVA, vai cumular despesas e a pessoa pode ficar inadimplente. E isso gera um efeito cascata no comércio”, informa.

Ano a ano sobe a carga tributária. Em 2000, por exemplo, o brasileiro precisava trabalhar 121 dias para pagar impostos (ou seja, um mês a menos). Mas já para o próximo ano esse número deve aumentar. “A tendência é que passe por um aumento, já que estão cobrando mais ICMS de microempresa. Há a própria luz, o combustível, o IPVA, o ICMS”, completa Souza.

Informações do Jornal da Manhã

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right