Excesso de velocidade lidera ranking de multas

Ponta Grossa não apenas possui uma das maiores frotas do Paraná, como também tem em seu trânsito alguns dos motoristas mais imprudentes. Pelo menos é o que mostram os dados referentes às infrações de trânsito registradas no município em 2014, disponibilizado ao Jornal da Manhã pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
Em 2014, a cidade registrou o total de 114.077 infrações, enquanto que em 2013 esse número foi de aproximadamente 103 mil. A maior parte delas (38.856) se refere a dirigir em velocidade superior à máxima permitida, em até 20%. Outras 8.486 infrações foram registradas por condutores flagrados em velocidades 20% a 50% acima da permitida para a via. Em 2014, outras 1.029 infrações foram para os condutores que sonham em ser pilotos da Fórmula 1, e foram pegos dirigindo em velocidades superiores em 50% à velocidade máxima permitida. Outras 186 infrações foram registradas por agentes que utilizavam radar móvel.
Ou seja, foram registradas 48.557 infrações no ano passado, somente no que se refere ao excesso de velocidade. E, como se não bastasse isso, muitos condutores desejosos de uma dose mais forte de adrenalina decidiram avançar o sinal vermelho. Essa infração ficou entre as cinco mais frequentes, totalizando 7.828 infrações em 2014.
Não é a toa que a cidade segue na contramão do Estado, no que se refere aos homicídios culposos (sem intenção de matar) no trânsito. Dados divulgados nessa semana revelaram que houve queda nessas mortes no Paraná. A redução foi de 16%. No entanto, em Ponta Grossa, os casos aumentaram 4%. Enquanto 2013 teve 95 mortes na cidade, o ano passado registrou 99 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito considerados homicídios culposos. O mês mais violento foi março, com 16 vítimas fatais.
Todos os dias há registros de acidentes de trânsito, a maioria ocorre devido à imprudência dos condutores, muitos com pressa, que se arriscam em preferenciais, aproveitam o amarelo do semáforo e abusam da sorte em meio ao tráfego intenso.
Informações do Jornal da Manhã.





















