Secretaria de Saúde destaca teste rápido da AIDS | aRede
PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde destaca teste rápido da AIDS

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria de Saúde destaca teste rápido da AIDS
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) reforça o teste rápido da AIDS, realizado no Serviço de Assistência Especializada (SAE).

O teste rápido é feito de segunda a sexta-feira, durante todo o ano, para todas as pessoas que tiverem interesse, não precisa agendar, o atendimento é por demanda espontânea, necessitando apenas da apresentação do documento pessoal. “O objetivo do teste rápido é incentivar o diagnóstico precoce da AIDS, melhorando a qualidade de vida dos soros positivos”, diz o coordenador do Programa de DST/Aids, Jean Zuber.

O portador só fica sabendo se tem o vírus da AIDS depois de realizar o teste, ele é gratuito e sigiloso, em 10 minutos sai o resultado. De 2003 a 2014, foram realizados aproximadamente 17 mil testes. A procura pelo exame vem aumentando, e a faixa etária em que é mais realizado é entre 20 e 39 anos, mas o maior problema da realização dos testes ainda esta no preconceito da sociedade, como comenta Zuber. “Não é a AIDS que mata, é o preconceito. As pessoas acabam não conhecendo o serviço e não fazendo o teste por medo, no que diz respeito ao sigilo”, ressalta

Depois do teste, e se o resultado der positivo, o CTA já disponibiliza o coquetel e faz acompanhamento mensal do paciente. Importante destacar, que são feitos exames laboratoriais, a cada três meses, com o objetivo de analisar se o organismo reagiu bem  aos medicamentos. O coordenador afirma que o procedimento é simples, realizado por meio de coleta de sangue. “É uma forma prática e rápida de acabar com uma possível dúvida”, destaca Zuber.

Para dúvidas e mais informações entrar em contato pelo telefone 3901-3019 ou ir até o SAE, localizado atrás do Shopping Palladium, anexo a Serviço de Obras Sociais (SOS).

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right