Prefeitura abre edital para a Clínica Veterinária Municipal em Ponta Grossa
O projeto integra as políticas públicas de saúde única, controle populacional, prevenção de zoonoses e bem-estar animal no município

A proteção animal deu um passo histórico em Ponta Grossa. Foi publicado no Diário Oficial o aviso de edital para a seleção da Organização da Sociedade Civil (OSC) que ficará responsável pela implantação, gestão e operacionalização da primeira Clínica Municipal Veterinária da cidade. A iniciativa atende a uma demanda antiga da região e contou com forte articulação do deputado federal Delegado Matheus Laiola (União Brasil).
O chamamento público tem como objetivo estruturar um espaço voltado ao atendimento médico-veterinário gratuito para cães e gatos. O projeto integra as políticas públicas de saúde única, controle populacional, prevenção de zoonoses e bem-estar animal no município.
Para o deputado Delegado Matheus Laiola (União Brasil), a abertura deste edital representa a consolidação de um trabalho sério voltado a estruturar ações práticas que combatam o abandono e os maus-tratos. "Essa clínica vai transformar a realidade de Ponta Grossa. Castração, consultas e atendimentos gratuitos são ferramentas essenciais de saúde pública e dignidade para as famílias que não têm condições de pagar por um veterinário particular. Encaminhamos 4 milhões em emenda parlamentar do nosso mandato para custearmos estes serviços", afirmou o parlamentar.
De acordo com a publicação oficial, o prazo para o credenciamento das instituições interessadas segue aberto até o dia 20 de julho de 2026. Os detalhes técnicos e a íntegra do edital de Chamada Pública nº 9/2026 podem ser consultados diretamente no portal da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.





















