Ponta Grossa recebe novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS
A estruturação do centro cirúrgico do Hospital Universitário da UEPG integra ação nacional do Ministério da Saúde que prevê a entrega de 300 combos cirúrgicos em todo o país

O Ministério da Saúde inaugurou, nesta quarta-feira (24), nova estrutura do centro cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, equipada com recursos do programa Agora Tem Especialistas. Com investimento de R$ 1,4 milhão do Novo PAC, a iniciativa vai ampliar o acesso da população a cirurgias especializadas no SUS, especialmente em procedimentos de ortopedia de alta complexidade e cirurgias gerais pós-trauma, fortalecendo o cuidado integral desde o diagnóstico até o tratamento.
Presente na cerimônia de inauguração, a superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Elisabete Matheus, destacou a importância dos equipamentos tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. “O combo de cirurgia vai beneficiar a população e os profissionais da saúde, que terão mais segurança com aparelhos de alta tecnologia. Os usuários do SUS também serão beneficiados, com menor tempo de internação após a cirurgia. Essa é uma ação do programa Agora Tem Especialistas, que tem como principal objetivo diminuir o tempo de espera por atendimento e ampliar o acesso à atenção especializada no SUS”, ressaltou.
Ao todo, serão entregues 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos, destinados a 185 municípios em todos os estados do país, com investimento de R$ 546 milhões. Em todo o país, os combos viabilizam a realização de 428 mil cirurgias eletivas por ano e contribuem para a redução das filas e do tempo de espera por procedimentos especializados, além de promover a modernização tecnológica da rede pública de saúde.
A distribuição de mais de 1.700 equipamentos garante a estruturação de novas salas cirúrgicas em todo o país. A ação reforça a estratégia do Ministério da Saúde de ampliar o acesso à saúde, especialmente em regiões historicamente menos assistidas, aumentar a eficiência da rede hospitalar do SUS e fortalecer a indústria nacional. A iniciativa fortalece ainda mais o desempenho do programa, responsável por 14,9 milhões de cirurgias eletivas em 2025 (42% a mais do que em 2022), além de 1,6 bilhão de consultas com especialistas (+30%) e 1,3 bilhão de exames (+22%).
Os combos destinados à cirurgia geral são compostos por seis equipamentos cada e foram estruturados para ampliar a realização de procedimentos. Eles incluem aparelho de anestesia, monitor multiparâmetros, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico, sistema de vídeo endoscopia rígida e ultrassom portátil. O conjunto de tecnologias atende diferentes tipos de intervenções, com destaque para a ortopedia de alta complexidade e as cirurgias pós-trauma no Hospital Universitário de Ponta Grossa
Nos 185 municípios beneficiados, em todas as unidades da federação, os equipamentos serão destinados a hospitais públicos e filantrópicos, com foco na descentralização da oferta de serviços especializados e a redução das desigualdades regionais no acesso à saúde. Em algumas regiões historicamente mais carentes de serviços especializados, o impacto será ainda maior. Na Região Norte, por exemplo, a ampliação potencial da capacidade de cirurgias oftalmológicas chega a 134%.
Além de ampliar o acesso à saúde, a compra centralizada dos combos cirúrgicos gerou economia superior a R$ 281 milhões para os cofres públicos, o equivalente a uma redução de 37,9% em relação ao valor estimado. Na aquisição dos equipamentos, o Ministério priorizou produtos fabricados no Brasil, em linha com o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
As remessas começaram em fevereiro deste ano, e seguem até o fim de junho. A doação inclui entrega, instalação, treinamento das equipes e garantia estendida de 36 meses, o que assegura condições para utilização imediata dos equipamentos.
Com informações da assessoria.




















