Gasolina sobe em PG e preço médio chega a R$ 3,35
O motorista que deixou para abastecer o automóvel no fim de semana já irá pagar mais caro no combustível em Ponta Grossa. Um reajuste no preço da gasolina e do diesel na semana passada entrou em vigor nos últimos dias e os novos preços já foram repassados para quase todas as bombas dos postos da cidade.
O reajuste acontece por conta de um decreto do Governo Federal - publicado ainda antes do Carnaval no Diário Oficial da União - que aumentou o preço nas refinarias em R$ 0,05 para a gasolina e R$ 0,03 para o diesel. No entanto o valor na bomba de combustível é um pouco maior - de R$ 0,07 para o derivado do petróleo e R$ 0,04 para o óleo.
Com o aumento, o combustível em Ponta Grossa passa a girar em torno de R$ 3,35 nos postos do centro da cidade. No entanto, em alguns pontos, o valor chega a R$ 3,52. Já o diesel deve variar na casa de R$ 2,56. Esta foi a segunda vez em três semanas que o órgão do Ministério da Fazenda, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), atualiza os preços de referências dos combustíveis.
O valor do etanol não sofreu reajuste, mas o vice-presidente da Associação dos Operadores de Postos de Combustíveis da Região dos Campos Gerais, Hélio Sacchi, alerta para um leve crescimento no preço do 'álcool'. "Os donos dos postos devem aumentar o valor do etanol para equilibrar com os outros combustíveis, não deixando que um fique tão distante do outro e prejudique as vendas entre eles", explica. O valor ainda não foi estipulado, mas deve ser de R$ 0,03.
Sacchi ainda alerta para uma nova previsão de aumento do combustível nas refinarias no dia 1º de abril. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis deve subir de 28% para 29%. O novo aumento, no entanto, não deve ser repassado às bombas nos postos e, assim, não irá atingir o consumidor.





















