Comércio de PG projeta alta de 8% nas vendas de Natal

Apesar das pesquisas mensais da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) apontarem uma queda de 5,7% nas vendas no acumulado de ano, em relação a 2013, em Ponta Grossa, há um otimismo para as vendas neste fim de ano. Projeções de associações e estimativas de lojistas apontam para um crescimento médio de 8% nas vendas em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2013. Neste ano, somente com o 13º, serão injetados R$ 224,6 milhões na economia de Ponta Grossa (sendo R$ 160,9 milhões aos 87,7 mil trabalhadores com carteira assinada e R$ 63,7 milhões aos 58 mil segurados do INSS), sendo que metade desse valor já deve ser disponibilizado até o dia 30 deste mês.
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), estima um crescimento entre 7 a 9%, segundo o presidente da entidade, Nilton Fior. O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) também aposta em um crescimento semelhante, entre 8 a 10%, segundo o presidente regional, José Loureiro. “Ano passado, se verificou que há tendência de investimento da primeira parcela do 13º para colocar em dia contas que estão em atraso. Se sobrar alguma coisa, já deve ser utilizado na compra antecipada de Natal”, declara Fior, lembrando que a entidade realiza, junto com o SPC, a campanha ‘Seu nome, seu patrimônio’.
José Loureiro acredita que, desses R$ 224 milhões, 20% sejam destinados para quitar dívidas e limpar o nome, 50% sejam gastos para presentes e compras de fim de ano, e o restante destinado a investimentos e poupança. Ele diz que as vendas estão retraídas devido a inadimplência que cresceu nos últimos três meses. “Ao quitar as dívidas e limpar o nome, essas pessoas podem voltar a comprar novamente, e o dinheiro volta a circular”, diz Loureiro recomendando a compra à vista, tendo em vista que os descontos compensam. Fior completa, afirmando que as vendas devem crescer visto que, apesar da retração, não houve desemprego na cidade, como aponta o Caged.
Marcio Pauliki, superintendente do Grupo MM, acredita que haverá um incremento médio de 5%, não só em Ponta Grossa, mas em todas as lojas do grupo. “Esse crescimento já seria uma vitória, porque estamos em um momento de recessão técnica. Se houver um crescimento entre 2 a 3% seria um crescimento significativo - tendo em vista que nosso mercado tem deflação e os preços de produtos eletrônicos caem - visto que isso daria em torno de 7% em relação ao ano passado”, relata, apontando que dezembro geralmente apresenta um crescimento de 50% nas vendas em relação aos outros meses.
Município deverá atrair compradores de toda a região
O município de Ponta Grossa, polo dos Campos Gerais, deve atrair muitas pessoas de outras cidades da região. João Luís Giostri, diretor executivo do Shopping Palladium, principal centro comercial da região, lembra que o empreendimento está com a totalidade dos espaços comerciais preenchidos e, com isso, espera uma movimentação, no mínimo, 8% superior. “O comércio está vindo esperançoso e se conseguirmos superar 8%, vamos ter uma resposta boa nesse momento muito conturbado, em um ano com Copa do Mundo e eleições. Além disso, o Shopping está com ornamentação muito bonita e estamos sorteando um automóvel Sportage, de classe superior ao que a gente sorteava, para atrair mais clientes”, completa.
Brasileiros irão se auto presentear
De acordo com uma pesquisa de Natal realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), seis em cada dez brasileiros (64%) vão se auto presentear neste Natal. A maioria (61%) dos 624 entrevistados dizem que merecem e que trabalharam muito ao longo do ano. Já 54% alegam que apenas aproveitam a época para comprar coisas que estão precisando mesmo. De acordo com o estudo, cada consumidor deve se presentear, em média, com dois presentes; e que o número de presentes para outras pessoas é de 4,3 por pessoa. Os produtos mais procurados pelos que pretendem comprar presentes para si mesmo são roupas (65%), calçados (58%), perfumes e cosméticos (32%). Outra pesquisa do SPC apontou que 87% dos consumidores entrevistados têm a intenção de comprar pelo menos um presente este ano, e que o valor médio gasto com cada presente deve saltar de R$ 86,59 no Natal passado para R$122,40 em 2014 – aumento real superior a 30%.
Informações do Jornal da Manhã.





















