PUBLICIDADE

Festival de teatro de Arapoti inicia Circuito II

A programação gratuita acontece até o dia 14 de abril no Parque da Páscoa

Além das peças teatrais, a programação do festival também inclui oficinas de formação
Além das peças teatrais, a programação do festival também inclui oficinas de formação -

Nesta semana, Arapoti volta a respirar cultura e arte com o Festival de Teatro de Arapoti, continuidade do evento POMAR que teve sua estreia em 2024, e desde março toma conta da cidade dos Campos Gerais do Paraná.  O festival inicia o Circuito II, a partir desta sexta-feira (11) e fica em cartaz até segunda-feira (14), com apresentações destinadas à toda comunidade, no Parque da Páscoa. A primeira etapa, intitulada Circuito I, levou em março muita arte e diversão para os alunos da rede pública.  

“O festival chega para dar uma continuidade nas ações já executadas em 2024, com o Pomar. Esse é um projeto que tem apresentações teatrais direcionadas para escolas e também para a comunidade. Vamos realizar apresentações a céu aberto, onde a comunidade vai poder apreciar os espetáculos. O apoio da comunidade vai ser essencial”, destaca Juliana Cordeiro, uma das organizadoras do festival. 

A mostra fica em cartaz no Parque da Páscoa (próximo ao chafariz). Uma produção do Ser Arteiro, o projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Arapoti e o apoio da COPEL, é realizado com Incentivo do Programa Estadual De Fomento e Incentivo À Cultura/PROFICE – Secretaria De Estado da Cultura – Governo Do Estado Do Paraná. 

Juliana Cordeiro, que também é atriz, produtora e arte-educadora, reforça que o objetivo do evento é promover o fortalecimento da cultura na cidade de Arapoti e também na região, das cidades que ficam no entorno.  

“A continuidade é um fator essencial para que as pessoas se acostumem e tenham o hábito de procurar a arte, o teatro. A gente sabe que são poucas as oportunidades que existem em nossa cidade, que é pequena, são 35 mil habitantes, não temos equipamentos adequados, usamos espaços alternativos. Mas não é por conta disso que vamos deixar de fazer, pelo contrário”.  

FORMAÇÃO DE PLATEIA - A ideia, conforme Juliana, é também a de chamar a atenção de todos os setores, para que percebam a importância que a arte tem como fator de transformação na vida das pessoas. 

“Queremos promover a continuidade de festivais em nossa cidade para que o poder público e o privado vejam a necessidade e apoiem e patrocinem com equipamento teatral para que a gente possa trazer cada vez mais espetáculos para a nossa cidade. Quem vai, gosta. Queremos que toda a família possa ir junto e compactuar com esse momento cultural, depois conversar em casa, ter a reflexão sobre os temas que a gente traz com cada espetáculo”.  

Luana Cordeiro, produtora do projeto reforça também a questão da formação de plateia. Por isso, os espetáculos são sempre destinados a quem quer vê-los. 

“Assim, a gente visa incentivar a formação de plateia, com apresentações agendadas para crianças e jovens e educadores de escolas e instituições municipais, e outras abertas da comunidade em geral. O nosso evento proporciona um momento para ser compartilhado em família”. 

Além das  peças teatrais, a programação do festival também inclui oficinas de formação, com atividades no dia 11 de abril. 

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS – CIRCUITO II:

 - ESPETÁCULO “ZUM ZUM ZUM” – CIA TUPI PERERÊ 

O musical do grupo Tupi Pererê, o “Zum Zum Zum”, busca despertar os pequenos para essa beleza escondida logo ali. Faz isso com uma mistura delicada de canções, contos e poesias inspirados nas estações do ano. Tempo para admirar a folha caindo da árvore e sentir o vento no rosto. Tempo para ouvir o passarinho cantar e ser aquecido pelo raio de sol. Tempo para jogar a pedra no lago e acompanhar o seu curso. Será que as crianças de hoje têm tempo para a poesia da vida? 

Dia11/04 - 9h30 e 14h30 (Tradução em LIBRAS) – Parque da Páscoa

- ESPETÁCULO “O TERRENO BALDIO” – GRUPO OLHO RASTEIRO 

A Sociedade do Betume se reúne em um terreno baldio todas as tardes, depois da escola. Nem suas próprias casas são mais importantes do que aquele espaço. Do outro lado da cidade, outro grupo - a Gangue do Ovo Podre - insatisfeito com o local onde brinca, resolve tomar posse do terreno baldio, criando uma grande batalha. A história, aparentemente infantil, vai muito além de uma disputa por território e vantagens. Fala de ideologia e do drama da vida real. 

Dia 14/04 - 14h30 – Parque da Páscoa e às 17:30h – Vila Santo Antônio próximo ao CRAS da Vila dos Funcionários (tradução em LIBRAS) 

- ESPETÁCULO “IRÂNMANDUTIÊ – COMO NASCE UM RIO?” – TONTOTOM 

Conta a história de três amigos, Irán, Mandú e Tiê, que descobrem uma nascente d’água próximo de suas casas. A partir desse fenômeno da natureza, os três amigos Irán, Mandú e Tiê navegam pelas histórias dos rios do Brasil, conhecendo suas lendas e mistérios, repletas de arte e conhecimento. Guiando-se por personagens ancestrais como Nhanderú, uma Anciã, a Lavadeira e Sucata, aprendem sobre valores como o cuidado com o meio-ambiente, a proteção aos povos originários e principalmente, o ciclo de vida da água. 

Dia 13/04 – 16h (Tradução em LIBRAS) – Parque da Páscoa

- ATIVIDADES FORMATIVAS – CIRCUITO II 

OFICINA - "Corpo e presença - procedimentos para um teatro vivo" com a ministrante cofundadora do Grupo Olho Rasteiro, Rana Moscheta que busca refletir sobre o teatro como um lugar de manifestações que reivindicam causas, dos brincantes que interagem entre si e com aqueles que assistem, a oficina prática pretende abordar um estudo corporal que busque um estado de "presença cênica", com exercícios que permitam uma participação e relação entre artistas e expecta-atores através de corpos ativos e prontos para o jogo de cena. 

Dia: 14/04 – das 8h às 11h - Colégio Estadual Rui Barbosa (público agendado) 

SERVIÇO: 

Festival de Teatro de Arapoti 

Quando:  Circuito 2  - de 11 a 14 de abril de 2025 ( de sexta a segunda) 

Onde: Circuito 2   

Dia11/04 - 9h30 e 14h30 – Parque da Páscoa

Dia 13/04 – 16h – Parque da Páscoa

Dia 14/04 - 14h30 – Parque da Páscoa e às 17:30h – Vila Santo Antônio próximo ao CRAS da Vila dos Funcionários  

Oficina - Dia 14/04 – das 8h às 11h - Colégio Estadual Rui Barbosa (público agendado) 

Classificação etária: Livre 

Entrada franca.

Com informações de assessoria. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE