Mix
Encenação da ‘Paixão’ completa 45 anos em Ponta Grossa
Na ‘Nossa Senhora de Fátima’, expectativa é reunir cinco mil pessoas
Publicado por Iasmin Gowdak | 09 de abril de 2025 - 01:11

É tanta gente que vem acompanhar e se emocionar com a encenação da paixão e morte de Jesus Cristo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Cipa, em Ponta Grossa, que o espaço tem sido pequeno. Pensando no conforto de quem vem, a apresentação voltará a ser feita, este ano, no campo atrás da Casa da Criança e Adolescente Irmãos Cavanis, na região da igreja matriz. O campo abriga de seis a oito mil pessoas e já foi palco da apresentação em 2023. Como a expectativa é receber de quatro a cinco mil pessoas em 2025, os organizadores optaram pelo local para oferecer mais comodidade ao público.
“No ano retrasado, fizemos no campo que fica atrás da paróquia, atrás da Casa da Criança Cavanis. No ano passado, resolvemos voltar para o pátio da igreja porque tínhamos recém feito o asfalto no pátio. Mas, a nossa volta não foi muito boa só por um motivo: tinha muita gente e o espaço do pátio comporta, no máximo, três mil pessoas. Veio um pouco mais e ficou muito apertado, com gente na rua. Então, este ano, vamos voltar para o campo atrás da igreja. Lá cabem de seis a oito mil pessoas, bem tranquilo”, justifica um dos coordenadores do espetáculo, Renan Bianco.
Outra novidade é a participação de integrantes da Cavalaria da Polícia Militar, como atores. Serão seis soldados e seis cavalos. Os policiais e seus animais participaram da encenação até antes da pandemia, em 2019. Em 2020, 2021 e 2022 não houve a apresentação e, em 2023 e 2024, a PM não se apresentou. “Este ano, com a Cavalaria, nossa expectativa é atrair de quatro a cinco mil pessoas”, acrescenta Bianco. Os soldados e seus animais participarão, inclusive, do último ensaio, marcado para o Domingo de Ramos, das 15 às 17 horas, no campo atrás da paróquia.
Também estão sendo convidadas diferentes autoridades. Representantes do grupo teatral e o pároco, padre Edemar de Souza, estão visitando, pela primeira vez, vereadores, deputados e a prefeita Elizabeth Schmidt. Dom Bruno Elizeu Versari e o bispo emérito, Dom Sergio Arthur Braschi, foram chamados. A encenação é a mais antiga de toda a Diocese. É apresentada desde 1980. Estão envolvidos em torno de 60 a 80 atores, além dos voluntários que trabalham nos bastidores, como costureiras, responsáveis pelos figurinos, e equipe de apoio. A encenação da paixão de Cristo acontecerá na Sexta-Feira Santa (18), às 19h30.
PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS - Ainda em Ponta Grossa, a Capela Imaculado Coração de Maria, no Jardim Paraíso, que pertence à Paróquia Senhor Bom Jesus, faz sua encenação da Paixão do Senhor, há 20 anos. Este ano, ela acontecerá igualmente na Sexta-Feira Santa, às 19h30, no pátio da capela. “Sempre contamos com a ajuda de membros de pastorais e movimentos de nossa capela. Todos os anos, procuramos melhorar tanto em figurinos, falas, expressões e algo que toque e evangelize as pessoas que vem nos prestigiar”, conta uma das promotoras, Lorena Virgílio. No teatro, são 55 pessoas, que atuam, fazem o roteiro, cenários, figurinos, som e iluminação. Os ensaios ocorrem aos sábados e domingos. Todos os anos, a apresentação reúne aproximadamente 200 pessoas. Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível. A comida arrecadada será encaminhada à Pastoral Social, que atende, em média, 25 famílias na comunidade.
“Penso que, todo ano, as pessoas esperam pelo teatro, esperam serem convidadas a fazer parte desse momento. Já trouxemos vários jovens para dentro da Igreja e que até hoje nos ajudam. Posso dizer que, mesmo fazendo parte por tantos anos, ainda sinto a mesma emoção, como se fosse a primeira vez. Fizemos vários amigos nessa caminhada e também perdemos alguns, mas, que, de uma forma especial, sempre serão lembrados. Vejo que a comunidade recebe muito bem. Nas ruas, depois, falam que foi muito bonito, emocionante e que não devemos deixar acabar esse movimento”, ressalta Lorena.
IRATI - Em Irati, o Grupo de Teatro São Francisco iniciou os trabalhos em janeiro, com reuniões, nos fins de semana, a organização dos atores principais e com os ensaios desde março, aos sábados e domingos, à noite. A 27°edição do teatro da paixão de Cristo vai ocorrer na Sexta-Feira Santa, às 19h30, na arena gigante do Centro de Tradições Willy Laars.
Para acompanhar, é pedida a doação de um quilo de alimento, que será doado às entidades filantrópicas. “A Prefeitura será responsável pela arrecadação e colabora com recursos, através da Secretaria de Cultura. A encenação também tem o apoio cultural de algumas empresas, da Diocese de Ponta Grossa e de paróquias de Irati”, informa o presidente do grupo teatral, Vanderlei Kawa.
O Grupo de Teatro São Francisco está ligado à Paróquia Nossa Senhora da Luz.
CASTRO - A encenação da paixão na Paróquia São Judas Tadeu, em Castro, completa este ano 32 anos. A apresentação terá início às 19 horas, na Sexta Feira Santa, conduzida pelo grupo Jovens Unidos da Santa Cruz. A novidade deste ano será a encenação no Parque Lacustre, em dois palcos montados pela Prefeitura, com toda a estrutura que o espetáculo requer, desde camarins, som e iluminação. O evento, hoje inserido no calendário oficial do Turismo de Castro, faz parte da programação do aniversário do município e será incorporado à 'Festa da Páscoa', que terá sua abertura no sábado (19) e seguirá até o feriado de segunda-feira, 21 de abril.
De acordo com o secretário de Cultura de Castro, Ronie Cardoso Filho, boa parte do público terá a comodidade de assistir a encenação em cadeiras, que serão disponibilizadas no espaço, que, contará com acesso para pessoas com necessidades especiais.
Os ensaios vêm acontecendo nos finais de semana, na Paróquia São Judas, e seguem até a quarta-feira da Semana Santa. Até o ano passado, as encenações aconteciam no interior do Ginásio Padre José Pagnacco.
Com informações de assessoria.