Mix
Artista que começou em PG morre e gera comoção no cenário cultural
Ao longo de sua caminhada, Simon participou de diversas produções nas artes cênicas e no audiovisual
Da Redação | 10 de julho de 2025 - 02:41

Preto, periférico e latino-americano, Simon Magalhães foi um artista de voz potente e presença marcante. Com uma trajetória construída desde os anos 1990, formou-se em Artes Cênicas e atuou em importantes produções da cena teatral e musical paranaense, sempre comprometido com a representatividade, a crítica social e a força transformadora da arte.
Ao longo de sua caminhada, Simon participou de diversas produções nas artes cênicas e no audiovisual, tendo sido um dos raros artistas pretos premiado com o Troféu Gralha Azul em 2009 pela atuação no espetáculo Pixaim. Também levou sua potência para o cinema, em obras como Cafundó, e para o palco autoral com o histórico espetáculo musical Por que não tem paquita preta?, em que costurava crítica e poesia com sua força criativa inconfundível. No coletivo Selvática, e em tantas outras frentes, Simon foi presença transformadora, sempre colocando seu corpo, sua voz e sua história como parte da luta por uma arte mais justa e plural.
Simon esteve conosco na Festa do Trabalhador, realizada pelo SATED/PR no último dia 1º de maio, levando sua arte e sua voz ao palco em um momento de celebração e resistência. Sua presença reafirmou o compromisso com a realidade de ser artista no Brasil e em nossa cidade.
Sua voz e presença deixaram marcas profundas na cultura paranaense. Sua partida precoce representa uma perda para toda a comunidade artística, para quem teve o privilégio de conviver com ele e para os muitos tocados por sua arte e por sua existência.
O SATED/PR registra sentimentos à família, amigues, colegas de palco e de luta e a toda a categoria de trabalhadores e trabalhadoras da arte e da cultura que nesse momento rendem suas homenagens.
O velório de Simon Magalhães será em Ponta Grossa, na Funerária Sant'ana e o enterro será nesta quinta-feira (10) no Cemitério São João Batista.
Com informações da assessoria de imprensa.