Campos Gerais
AmproTabaco forma 'câmara de trabalho' para levar demandas de produtores a Alep
Em Audiência Pública foi criada uma câmara de trabalho que irá elaborar um documento com sugestões para aprimorar o Projeto de Lei nº 110/2025
João Iansen | 12 de abril de 2025 - 05:27

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco) realizou uma Audiência Pública para tratar da classificação e compra do tabaco diretamente nas propriedades rurais. A partir do debate, foi criada uma câmara de trabalho que irá elaborar um documento com sugestões para aprimorar o projeto.
A reunião aconteceu nessa quinta-feira (10), na sede da Associação dos Municípios dos Centro-Sul do Paraná (Amcespar), em Irati, com a presença da prefeita de São Mateus do Sul e vice-presidente da AmproTabaco, Fernanda Sardanha (PSD); o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), também atual presidente da Amcespar e 1º secretário da AmproTabaco; O prefeito de São João do Triunfo e 2º tesoureiro da AmproTabaco, Mario Cezar (PT); e o prefeito de Ipiranga e conselheiro na AmproTabaco, Douglas Modesto (PL). Também participaram os deputados estaduais Hussein Bakri (PSD) e Alisson Wandscheer (Solidariedade).
Conforme explica Fernanda Sardanha, o encontro foi um importante espaço de debate e construção coletiva, que tratou dos Projetos de Lei (PL) nº 119/2023 e nº 110/2025, que dispõem sobre a classificação do fumo nas propriedades rurais.
“A proposta é de grande relevância para milhares de famílias que vivem da fumicultura, pois pode representar mais valorização e autonomia ao produtor. O auditório estava completamente lotado, com a forte presença da sociedade organizada: sindicatos, produtores rurais de toda a região, lideranças políticas e representantes do setor, todos unidos pela mesma causa”, completa a prefeita.
Como encaminhamento concreto da audiência, foi criada uma câmara de trabalho, com representantes de diversos setores e produtores de cada município, que irá elaborar um documento com sugestões para aprimorar o projeto. “O objetivo é que essa legislação tenha real aplicabilidade e, de fato, melhore a vida de quem trabalha com dignidade no campo”, destaca Fernanda Sardanha.
Destacando a presença da população e representantes de diferentes regiões, Jasinski celebra o resultado do debate. “A Audiência superou as expectativas, reunindo produtores rurais, de tabaco, de todos os municípios da região da Amcespar, AMCG e da Amsulpar para essa importante discussão”, ressalta.
Como presidente da Amcespar, Leandro destaca estar representando todos os municípios da região Centro-Sul. “Como presidente, estou representando os prefeitos de toda a região, trabalhando para defender os interesses dos nossos produtores. Somente em Rio Azul, são em torno de duas famílias ligadas ao tabaco”.
Para o prefeito de São João do Triunfo, a Audiência foi um momento importante. “Pudemos ouvir os produtores, compreendermos suas preocupações e discutirmos, com clareza, os pontos mais sensíveis relacionados à lei. Defender o fumicultor é mais que um compromisso — é prioridade. Em São João do Triunfo, maior produtor de tabaco do Paraná e segundo maior do Brasil, seguimos firmes ao lado de quem move nossa economia com dignidade e trabalho”, complementa.
Por fim, Modesto reforça que o projeto de lei busca uma forma mais justa de classificação da folha de tabaco. “Também será uma forma mais igualitária para o produtor. Nós vamos unir forças para defender o produtor de tabaco”, finaliza.
PARLAMENTARES - O deputado estadual e líder do Governo do Estado na Alep, Hussein Bakri, reforça que o objetivo do projeto é beneficiar os produtores. “O nosso objetivo é beneficiar as 28 mil famílias que cultivam fumo no Paraná, dando a elas respaldo para acompanhar de perto a análise da sua produção. Isso vai garantir maior autonomia e poder de decisão, preços mais justos e mais transparência na relação comercial com as grandes empresas”.
Já o deputado estadual e relator do PL, Alisson Wandscheer, comenta a intenção da pauta. “Quero que a lei proteja o elo mais importante da cadeia produtiva, assegurando que nenhum prejuízo seja causado a quem cultiva fumo em terras paranaenses. Atualmente a comercialização do tabaco segue um sistema de classificação estabelecido pelo Ministério da Agricultura. No entanto, a norma favorece as empresas compradoras e prejudica os produtores, que ficam distantes do processo de seleção das folhas e enfrentam dificuldades para acompanhar a análise da sua produção”.
Agora, será elaborado um documento para ser levado à Audiência Pública na Alep, que acontece em 15 de abril, às 9 horas, no Plenarinho do legislativo estadual. O encontro foi proposto pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Maria Victoria (PP), Alexandre Curi (PSD), Anibelli Neto (MDB) e Hussein Bakri (PSD).