PUBLICIDADE

Prefeitos se mobilizam para debater a produção do tabaco

O objetivo é debater o projeto de lei da compra e classificação do tabaco nas propriedades

Leandro Jasinski, Fernanda Sardanha, Douglas Modesto e Mario Cezar estarão presentes na Audiência
Leandro Jasinski, Fernanda Sardanha, Douglas Modesto e Mario Cezar estarão presentes na Audiência -

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco) irá realizar uma Audiência Pública nesta quinta-feira (10), às 19 horas, na sede da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). O objetivo é debater o projeto de lei da compra e classificação do tabaco nas propriedades.

Estarão presentes no encontro os prefeitos de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha (PSD), de Ipiranga, Douglas Modesto (PL), e de São João do Triunfo, Mario Cezar (PT). Além de representantes de outros estados, incluindo o presidente da AmproTabaco e prefeito de Vera Cruz-RS, Gilson Becker. O espaço será aberto a todos da população que desejarem participar.

Conforme explica Leandro Jasinski, também atual presidente da Amcespar e 1º secretário da AmproTabaco, a Audiência irá discutir o Projeto de Lei 119/2023, que trata da classificação do fumo e que propõe a transferência da classificação do fumo das indústrias para as propriedades rurais do Paraná.

O projeto visa garantir negociações de preços mais justas e transparentes para os produtores de tabaco, beneficiando diretamente cerca de 22 mil famílias que atuam no setor em 107 municípios do Estado.

“A Audiência Pública será uma excelente oportunidade para discutir os impactos dessa proposta e ouvir as opiniões e sugestões de produtores, representantes das indústrias e demais interessados no futuro da fumicultura”, ressalta Jasinski.

A prefeita de São Mateus do Sul e também vice-presidente da AmproTabaco, Fernanda Sardanha comenta sobre a legislação já estar sendo aplicada no Rio Grande do Sul. "Vamos tratar da lei da classificação do tabaco na propriedade, uma legislação que já vem sendo aplicada no Rio Grande do Sul. Em conversa com o presidente da AmproTabaco, Gilson alega que há alguns questionamentos no Estado, como problemas na comercialização. Por isso, antes de aprovar uma lei, temos de verificar com as pessoas atingidas se ela realmente será aplicável", comenta.

Ainda, a prefeita afirma que o principal objetivo é beneficiar o agricultor familiar. "É um importante momento para ampliar a participação das pessoas que serão atingidas pela mudança".

Em sua fala, Douglas Modesto, que é conselheiro na AmproTabaco, também destaca a importância da discussão e convidou a população para participar. “Faço o convite para os produtores de tabaco do município de Ipiranga para participar da Audiência e discutir um projeto de extrema importância para todos nós. Entrem em contato com Secretaria de Agropecuária, para que possamos organizar o transporte e somar forças na Audiência”.

O prefeito de São João do Triunfo e 2º tesoureiro da AmproTabaco, Mario Cezar, reforça que será um importante espaço de diálogo para ouvir os agricultores presentes sobre demandas e prioridades, para serem incluídas no projeto de lei. “Isso vai trazer a valorização, o respeito e a dignidade da comercialização do fumo”, comenta.

Ainda, o Gestor destaca o trabalho de deputados estaduais para a aprovação do projeto. “É uma defesa conjunta, em que temos vários deputados, que representam os municípios, e que estão empenhados em apoiar essa discussão importantíssima”.

A cidade também irá disponibilizar transporte para a população ir à Audiência, informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura.

ALEP - A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em 1º de abril, a realização de uma audiência pública que vai debater a classificação do tabaco nas propriedades dos agricultores produtores no Paraná. O encontro foi proposto pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Maria Victoria (PP), Alexandre Curi (PSD), Anibelli Neto (MDB) e Hussein Bakri (PSD). A reunião será no próximo dia 15, a partir das 9h, no Plenarinho do legislativo estadual – saiba mais clicando aqui.

Ainda, deve ser enviado para votação na Alep o Projeto de Lei 110/2025, que obriga empresas a realizarem a classificação da folha de tabaco nas propriedades de fumicultores do Estado – saiba mais clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE