Com aumento, preço da gasolina chega a R$ 3,29

Quem passa pelas ruas de Curitiba na manhã deste domingo (1º) já percebe a mudança no preço da gasolina em alguns postos de combustíveis. O decreto do governo federal que altera as alíquotas sobre a gasolina (RS 0,22 por litro) e o óleo diesel (R$ 0,15) passou a valer a partir de hoje em todo o território nacional.
No bairro Mercês, na capital, a reportagem da Banda B encontrou a gasolina à venda por R$ 3,09. Já um ouvinte da Rádio que mora na região sul da cidade flagrou o preço de R$ 3,29. “Esse aumento é um absurdo. Ontem eu vi que, em alguns locais, o valor está perto dos R$ 3,14. Nós já estamos sofrendo com a pouca demanda de táxis e, agora, com mais essa surpresa, a situação só piora”, reclamou um taxista, que está na profissão há 10 anos, em entrevista à reportagem.
Em uma rápida rodada pelos principais pontos de Curitiba, os melhores preços da gasolina foram registrados pela Banda B em postos do Centro e do Jardim Botânico: R$ 2,88 e R$ 2,89. “O diesel também aumentou de um modo absurdo. Essa medida é bem preocupante e vai pesar no bolso de todo mundo”, declarou outro taxista.
Aumento de impostos
A Petrobras informou que vai repassar o aumento dos tributos para o preço dos principais derivados do petróleo nas refinarias. A elevação de preço para o consumidor nos postos de combustíveis depende da decisão de cada estabelecimento, e deve ocorrer a medida que os estoques atuais forem renovados.
Preço também subiu em Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, onde o preço médio do litro da gasolina é de R$ 3,00, deverá passar de R$ 3,20. Nos postos onde o combustível está na faixa dos R$ 3,09, ele deve chegar na casa dos R$ 3,30.
O indício de reajuste levou muitos motoristas ontem aos postos, para encherem o tanque ainda com o preço antigo. O vice-presidente da Associação dos Operadores de Postos de Combustíveis da Região dos Campos Gerais, Hélio Sacchi, diz que filas se formaram em alguns postos. Havia indícios de que o combustível pudesse faltar em alguns postos, em função das distribuidoras estarem ‘segurando’ as vendas. “Está a maior confusão em Araucária. As distribuidoras não estão entregando combustível, e muitos postos podem ficar sem combustível. Assim, o reajuste de R$ 0,22 por litro será de imediato, já que os postos não terão estoque”, alega.
Com informações da Rádio Banda B





















