Isolamento social ‘derruba’ índices de crime em PG
Levantamento do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) mostra queda significativa em diversos tipos de ocorrência

Levantamento do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) mostra queda significativa em diversos tipos de ocorrência
O 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) registrou uma diminuição significativa de ocorrências em Ponta Grossa. De acordo com um levantamento feito pelo próprio 1º BPM, nos últimos 30 dias o isolamento social também provocou diminuição de registros de acidente de trânsito, casos de violência doméstica, roubos e furtos.
Com as mudanças promovidas pelo Decreto Estadual nº. 4.230 de 16 de março, emitido pelo governador Ratinho Junior (PSD), o qual prevê mudanças de conduta frente ao combate do novo Coronavírus. Além disso, as limitações impostas pela Prefeitura também provocaram o fechamento do comércio não essencial e de serviços não essenciais.
Para fins comparativos, o 1º BPM levantou dados relativos aos últimos 30 dias antes do decreto e 30 dias depois das determinações. Nestes períodos observou-se uma redução de aproximadamente 30% nas ocorrências de violência doméstica, além de de mais de 11% em roubos, 28% em furtos e mais de 22% em perturbações do sossego.
As ocorrências envolvendo acidentes de trânsito foram as que mais tiveram redução. Os dados após o Decreto nº. 4.230 foram comparados com os dados obtidos do mesmo período de 2019. Desta forma, observou-se uma redução de 60% nos acidentes com vítimas.
Apesar dos número, comércios foram assaltados
Apesar da quarentena contra a Covid-19 atingir boa parte do comércio da cidade e repercutir nos números gerais do 1º BPM, os poucos locais abertos ainda sofreram com ocorrências de assalto. No último dia 4 de abril, por exemplo, dois estabelecimentos comerciais foram invadidos por bandidos.





















