Região deve enviar 169 mil declarações de IR em 2015

A Receita Federal do Brasil divulgou, nesta quarta-feira, a instrução normativa com as novas regras para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física neste ano (IRPF 2015). De acordo com as informações publicadas no Diário Oficial da União de ontem (4), o prazo para entregar o documento começa em 2 de março e termina em 30 de abril. Agora, estão obrigados a declarar todos os contribuintes cujos rendimentos tributáveis em 2014 forem superiores a R$ 26.816,55. Na região abrangida pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, responsável por 59 municípios, a expectativa é de que 169 mil contribuintes enviem a declaração neste ano, sendo 56 mil apenas em Ponta Grossa - valores 2% superiores aos 55,3 mil na cidade e 166,3 mil na região em 2014.
No caso do valor da renda no ano, trata-se da correção de 4,5%, tendo em vista que, no ano passado, eram obrigados a declarar os trabalhadores que tiveram rendimentos superiores a R$ 25.661. A Receita Federal também esclarece que está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil, obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, entre outras referentes a produtores rurais.
“Não tivemos praticamente nenhuma novidade de legislação. Mais é aprimorado, com pequenas funcionalidades, que passam despercebidas de quem já está acostumado a fazer, como importações automáticas, entre outros detalhes”, explica o delegado da Receita Federal na região, Gustavo Horn. Ele lembra que a Receita vem aprimorando os sistemas e facilitando para o envio da declaração por meios alternativos, como tablets e smartphones.
Delegado recomenda antecipação
O delegado da Receita Federal recomenda que as pessoas já vão separando os documentos necessários, como o informe de pagamento da empresa, recibos médicos, mensalidades escolares, entre outros. Para facilitar, ele recomenda que as pessoas acessem o site da receita e façam o ‘Rascunho do IRPF’. “O rascunho estará disponível até o final do mês, a pessoa pode preencher, mas o envio só pode ser feito pelo programa gerador. A principal vantagem é colocar todos os recibos no rascunho e importar para a declaração”, explica Horn.
Informações do Jornal da Manhã.





















