Ministério exige adequações na UPA para repassar verbas | aRede
PUBLICIDADE

Ministério exige adequações na UPA para repassar verbas

Imagem ilustrativa da imagem Ministério exige adequações na UPA para repassar verbas
-

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desde setembro do ano passado, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da Santa Paula está em funcionamento, 20 meses após sua inauguração. Com uma despesa mensal de R$ 1.2 milhão, a UPA está sendo mantida exclusivamente com recursos da Prefeitura Municipal. Entretanto, um incentivo financeiro pode ser obtido pelo Ministério da Saúde, se a unidade conquistar a habilitação junto ao ministério.

Por conta disso, uma equipe técnica da pasta ministerial esteve realizando uma vistoria das instalações da UPA na última semana, verificando as condições do atendimento e da estrutura. De acordo com a secretária de Saúde do município, Ângela Pompeu, algumas adequações foram exigidas pela equipe técnica, mas se tratavam de questões simples e estruturais. “O atendimento está adequado. A equipe solicitou apenas algumas adequações, como identificação de consultórios ou troca de local para sala de reuniões, por exemplo. As solicitações já foram atendidas e só aguardamos agora uma nova vistoria para alcançarmos essa habilitação”, explicou Ângela.

Assim que a UPA Santa Paula conseguir essa habilitação junto ao Ministério da Saúde, irá receber R$ 300 mil de recursos federais para a manutenção dos serviços da unidade. A UPA conta com três clínicos gerais durante as 24 horas de atendimento e um pediatra para a ala infantil, através do PAI. Ao todo, 20 médicos devem compor as escalas de serviço e 98 funcionários operam nas demais funções. A estimativa é que a unidade realize 300 atendimentos diariamente. A unidade fica aberta durante 24 horas para receber pacientes de urgência e emergência, preferencialmente aqueles encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Por mês, estão sendo atendidas na UPA cerca de 250 pacientes. A proposta é da unidade é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, com uma estrutura simplificada, oferecendo serviços como com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Paula foi inaugurada pelo ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), no último mês do seu segundo mandato. No entanto, sem conclusão das obras nem equipamentos, a UPA seguiu inativa durante um ano e oito meses. Impasses judiciais também emperraram o processo licitatório e foram necessárias duas licitações para definir a empresa gestora da unidade. Construída em parceria com o Governo Federal, foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões no local.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right