PUBLICIDADE

Recursos práticos engajam alunos em Ipiranga

Os alunos do quinto ano A, da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, realizaram atividades sobre o estudo das células envolvendo ovos cozidos como forma de representação

Com atividades práticas, os alunos tiveram um recurso de apoio na fixação do conteúdo sobre as células
Com atividades práticas, os alunos tiveram um recurso de apoio na fixação do conteúdo sobre as células -

A turma do quinto ano A, da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão, coordenados pela Professora Debora Monalisa Ribeiro Neves utilizaram recursos diferenciados nos estudos sobre células realizados durante as aulas de ciências. A nova metodologia permitiu que os alunos compreendessem na prática as funções e as partes que compõem as células. 

Primeiramente a professora retomou a temática abordada sobre célula vegetal e célula animal, explicando para seus alunos as diferenças de cada uma delas. Em seguida, a professora propôs uma atividade prática utilizando um ovo, para que os alunos construíssem apoio de um recurso concreto sobre as principais partes da célula animal: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. As crianças auxiliaram e observaram a preparação do ovo, após o cozimento a professora os reservou, para resfriamento, e em seguida cada aluno recebeu um ovo. 

Na sequência, Debora pediu que os alunos imaginassem que a partir daquele momento o ovo passasse a ser uma célula, pediu que os alunos observassem a casca, que representava a membrana plasmática, a clara do ovo que estava fazendo o papel do citoplasma e por fim os alunos partiram o ovo ao meio e puderam observar a gema que agora estava fazendo a representação do núcleo da célula, parte está responsável por carregar todo material genético de um organismo.  

“Os alunos se divertiram muito realizando essa atividade prática, pois puderam identificar de maneira concreta as estruturas e funções da célula, tornando nítido a construção do conhecimento do tema estudado. Tal recurso auxiliou de maneira positiva na aprendizagem dos alunos, saindo das metodologias tradicionais do papel e caneta. O ensino precisa ser atrativo e tornar o aluno o centro desse processo, precisa partir do concreto para depois atividades escritas, pois surte muito mais efeito na aprendizagem dos alunos, pois se sentem desafiados e entusiasmados a participar da aula. Com certeza essa atividade sobre as células foi um convite para a construção de novos saberes e ficará marcada na memória de cada aluno”, relatou a educadora. 

Para finalizar, os alunos puderam degustar seus ovos cozidos, terminando a aula de forma prazerosa. 

Acesse o blog da Escola Indalécio Lemes Galvão

Com atividades práticas, os alunos tiveram um recurso de apoio na fixação do conteúdo sobre as células
Com atividades práticas, os alunos tiveram um recurso de apoio na fixação do conteúdo sobre as células Recursos práticos engajam alunos em Ipiranga Recursos práticos engajam alunos em Ipiranga
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE VAMOS LER

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE