VAMOS LER
Classe de Palmeira explora literatura brasileira
Tendo como incentivo a realização de visitas a uma biblioteca, a turma do quinto ano da Escola de Witmarsum tem se aprofundado em obras de autores brasileiros e enriquecido seu arcabouço literário
João Gabriel Vieira | 03 de julho de 2024 - 01:04
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal do Campo de Witmarsum, sob a orientação da professora Alexsandra Schweigert de Oliveira, participam quinzenalmente de uma aula especial na biblioteca Melita Kliewer, situada no Colégio Estadual Fritz Kliewer. Nessas aulas, os alunos têm contato com diversos livros de autores estrangeiros e brasileiros, podendo escolher até duas obras para serem emprestadas e lidas durante o período de quatorze dias.
Recentemente, a docente relatou que os alunos assistiram as videoaulas do projeto Vamos Ler sobre a vida e obra de Paulo Leminski e Machado de Assis. “Essas aulas incentivaram os alunos a refletirem sobre os escritores brasileiros presentes na literatura infantil. Em uma das visitas à biblioteca, motivados pelas videoaulas, os alunos começaram a procurar especificamente por obras de autores brasileiros”, contou a educadora.
Alexsandra explicou que, entre as descobertas, os alunos encontraram muitos de seus livros favoritos escritos por autores brasileiros, como Monteiro Lobato, com as histórias do ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’, Ruth Rocha, com ‘Marcelo, Marmelo, Martelo’, Cecília Meireles, Tatiana Belinky, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, e Ziraldo com o personagem ‘Menino Maluquinho’. Também destacaram a popular ‘Turma da Mônica’, de Mauricio de Sousa.
E, em sala de aula, os alunos são orientados a manter uma ficha de leitura para cada livro lido, contendo detalhes como título, personagens, local, opinião sobre o livro e um breve resumo da história. “Essa atividade tem se mostrado muito enriquecedora, pois os alunos se dedicam a manter o máximo de livros no arquivo das fichas, aprimorando suas habilidades de leitura, interpretação e compreensão”, destacou a professora.
Visando valorizar os escritores nacionais, na última visita à biblioteca, a docente contou que os educandos focaram em livros de autores brasileiros. Após a leitura e a produção das fichas literárias, os alunos notaram que muitos colegas estavam escolhendo livros dos mesmos escritores, seguindo uma linha literária similar. “Uma pesquisa realizada pelos alunos revelou que no dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor. Para homenagear essa data e celebrar tantas histórias, a turma mergulhou nos inúmeros universos da literatura infantojuvenil, reconhecendo e valorizando a riqueza dos autores brasileiros”, complementou Alexsandra.