VAMOS LER
Atividades lúdicas engajam educandos em turma de Rio Azul
Com trabalhos envolvendo jogos educacionais e ilustrações, o quinto ano da Escola Vanda Hessel pode solidificar importantes conhecimentos matemáticos
João Gabriel Vieira | 02 de julho de 2024 - 01:31
A turma do quarto ano E da Escola Municipal Professora Vanda Hessel, sob a orientação da professora Vera Lucia Panno, realizou variadas dinâmicas de Matemática visando desenvolver habilidades e despertar o interesse pela disciplina. Segundo a docente, uma das propostas foi o jogo do Tangram. “A lenda do Tangram foi explorada na disciplina de Língua Portuguesa, com leitura e interpretação. Os alunos acharam muito interessante, pois aprenderam sobre as sete virtudes chinesas: compaixão, paciência, sinceridade, fidelidade, justiça, coragem e honra, que são valores importantes para toda a vida”, explicou a educadora.
Dessa forma, a turma passou para a execução da atividade com o Tangram. Vera destacou que o jogo é formado por 7 peças: 2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 paralelogramo e 1 quadrado. “Na disciplina de Matemática, os alunos receberam uma folha contendo o jogo para ser recortado, além de folhas com figuras formadas com o Tangram, visando a formação de desenhos pelos alunos. No início, eles achavam que seria fácil, mas perceberam que a posição das peças nem sempre era simples. No final da atividade, os alunos escolheram e montaram os desenhos, e os trabalhos foram expostos em sala de aula”, destacou.
Também foi realizada uma exposição com desenhos baseados na obra de Wassily Kandinsky (1866–1944), pintor e professor russo. Na atividade, os alunos aplicaram conteúdos estudados, como linhas simples e não simples, fechadas e abertas, e representação de ângulos maiores e menores. “Foi feita uma exposição e premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos. Essas atividades proporcionaram momentos de descontração e aprendizagem durante as aulas, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades matemáticas e artísticas dos alunos”, complementou a docente.