Cotidiano
Mesma empresa vai gerir as três UPAs de PG
A conquista reforça a trajetória de êxito do Instituto no município, onde atua desde 2014
Da Redação | 10 de maio de 2025 - 02:52

O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) foi a organização social vencedora do edital de licitação para a gestão da UPA Uvaranas, em Ponta Grossa. A conquista reforça a trajetória de êxito do Instituto no município, onde atua desde 2014, ano da inauguração da UPA Santa Paula — a primeira Unidade de Pronto Atendimento da cidade.
Com otimismo e senso de responsabilidade, o INDSH agradece publicamente à população de Ponta Grossa pelo acolhimento ao longo desses anos e destaca a importância da UPA Uvaranas para o fortalecimento da rede de urgência e emergência do município. A nova unidade será fundamental para ampliar as portas de entrada de pacientes com maior grau de risco e contribuir para uma melhor distribuição do volume de atendimentos de procura direta, hoje concentrados nas UPAs Santana e Santa Paula.
Desde setembro de 2022, o INDSH também é responsável pela gestão da UPAs Santana e retornou à gestão da UPA Santa Paula, que hoje são reconhecidas por boas práticas em segurança do paciente. Ambas são as únicas unidades da região Sul do Brasil com o certificado de Acreditação Internacional Qmentum Gold, concedido por uma das instituições mais respeitadas do mundo em avaliação de qualidade e segurança em serviços de saúde.
Na UPA Uvaranas, o Instituto pretende consolidar esse modelo assistencial de excelência, implantando um fluxo de atendimento baseado em boas práticas de segurança do paciente, com protocolos clínicos adaptados ao perfil da unidade e um processo de acolhimento humanizado, que considera o paciente em sua integralidade. Tudo isso em sintonia com o lema do INDSH: Respeito à vida — um princípio que será colocado em prática por meio de ações concretas, cotidianas e voltadas ao bem-estar de colaboradores e pacientes.
Após o resultado final do edital, anunciado hoje, o INDSH dará início ao processo de alinhamento com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) para definição do cronograma de abertura da UPA Uvaranas, que inclui a contratação de profissionais e início das atividades. A experiência já consolidada com a FMS nas UPAs Santana e Santa Paula será um diferencial que fortalece essa nova etapa, com foco na melhoria contínua dos serviços de saúde ofertados à população pontagrossense.
Com comprometimento, responsabilidade e respeito à vida, o INDSH está otimista para iniciar mais este desafio e contribuir, ainda mais, com a saúde pública de Ponta Grossa.