PUBLICIDADE

Cidade soma 17 mil estudantes em Ensino Superior

Com o desenvolvimento econômico de Ponta Grossa, as instituições de ensino superior (IES) investem cada vez mais e aumentam o número de cursos de graduação. O município registra 17.219 estudantes matriculados no ensino superior presencial, de acordo com dados fornecidos pelo Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). Os números são referentes ao ano de 2012, quando a última atualização foi realizada.

Entre 2009 e 2012, as matrículas cresceram 16,6% (2.455 alunos a mais no período). Porém esses números devem ser mais expressivos nas próximas atualizações.

“Acredito que já estamos beirando os 20 mil estudantes em Ponta Grossa”, frisa o diretor de ensino superior do Sinepe Campos Gerais, Marco Antônio Razouk. Isso significa que quase 6% da população ponta-grossense é composta por esses estudantes.

De acordo com os dados, o aumento mais acentuado aconteceu na única instituição federal da cidade, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O crescimento foi de 92,9% nos últimos anos.
A tendência é que esse processo de evolução continue, pois a Prefeitura irá doar terrenos à Universidade, permitindo a instalação de novos cursos. As graduações de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Arquitetura devem ser criadas. “Estamos contribuindo para que a cidade mantenha o seu ritmo de crescimento, estimulando a qualificação”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

A UEPG, que ainda responde pelo maior número de matrículas, também pretende ampliar o quadro de acadêmicos. Os cursos de Design de Moda, Fisioterapia, Nutrição e Física Média já foram aprovados pelo Conselho Universitário. Agora, a instituição aguarda a autorização do Governo do Estado para a implantação.

Além das duas universidades, Ponta Grossa soma mais seis instituições particulares, que contemplam 42,4% dos universitários. Esses números também serão elevados em breve, pois além dos investimentos nas faculdades já instaladas, o município receberá uma nova instituição. Para os próximos anos, a Unicesumar deve investir R$30 milhões com a construção de um campus e a implantação de mais 14 cursos.

MOMENTO POSITIVO
Particulares projetam crescimento
Faculdade Educacional de Ponta Grossa (antiga União), Sagrada Família, Sant’Ana, Secal, Cescage e a recém-criada Faculdades Ponta Grossa estão aumentando o investimento na estrutura dos cursos e ampliando a opção de graduações no município. Com a maior concorrência, as instituições tentam aprimorar a qualidade de ensino. A Sant’Ana, por exemplo, está construindo um prédio de sete pavimentos com recursos de um financiamento de R$ 6 milhões no BRDE. “O momento é único para as faculdades. Temos políticas públicas bem sedimentadas no país e, atualmente, não temos uma diferença tão marcante entre instituições públicas e particulares”, destaca o diretor do Sinepe, Marco Razouk.

Veja infográfico na edição de hoje do JM

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PG 191 ANOS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE