PG 191 Anos
Ponta Grossa: uma cidade que não para de crescer
Fernando Rogala | 14 de setembro de 2014 - 03:05
Ponta Grossa, que completa 191 anos neste dia 15 de setembro, passa por um ciclo de desenvolvimento histórico. Vivendo um momento chamado de ‘terceiro ciclo de industrialização’, com a consolidação de grandes investimentos industriais, tal reflete em vários outros setores, como oportunidades de investimentos, geração de mais emprego, aumento da renda e melhora na qualidade de vida.
Esse desenvolvimento é visível não apenas fisicamente, através as obras industriais e do setor imobiliário, com o aumento de residenciais e os grandes edifícios projetados e que vêm sendo construídos, mas também nos indicadores numéricos apontados por pesquisas e levantamentos. Em um período de cinco anos, é notória a evolução dos números, seja em índices econômicos, sociais ou humanos.
“Ponta Grossa realmente é uma cidade que, nos seus 191 anos, reafirma sua posição estratégica no Estado do Paraná, não só em termos logísticos, mas também com sua importância econômica, sempre liderando os rankings das economias municipais, apresentando ótimos indicadores de emprego e geração de renda, e que recebe importantes investimentos industriais. É um dos melhores exemplos de desenvolvimento que o Paraná vem passando”, relata Julio Suzuki Diretor de Pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (ipardes).
O Prefeito Marcelo Rangel afirma que o desenvolvimento da cidade é visível não apenas nas grandes obras industriais. “São muitos fatores que mostram esse desenvolvimento. A confiança do setor produtivo numa gestão equilibrada, que apoia o desenvolvimento de empresas e indústrias, a possibilidade de receber novos cursos e novas universidades, a evolução na qualificação profissional. O setor imobiliário vem vivendo um grande momento, os imóveis estão sendo valorizados, há demandas por prédios de alto padrão; mais de 30 prédios estão em construção. E o PIB da nossa cidade está crescendo muito”, declara.
radiografia
PG é a quarta em população e a quint em frota de veículos
Entre os investimentos industriais, nos últimos três anos, cerca de 20 empresas confirmaram investimentos de ampliação ou construção de nova fábrica na cidade, que somam aproximadamente R$ 2,5 bilhões. Atualmente Ponta Grossa é a quarta cidade mais populosa do Paraná, com 334.535 habitantes, segundo a última projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, referente a 2014, e a quinta em número de veículos, com mais de 175 mil licenciados, segundo os dados mais atuais do Departamento de Transito do Paraná (Detran), referentes ao mês de julho deste ano. Desde 2008, quando tinha 311.106 mil habitantes, a população cresceu 7,5%, enquanto que a frota de veículos cresceu exponencialmente nos últimos seis anos e meio, apresentando uma evolução de 58,62% - o município começou o ano de 2008 com 110.367 mil veículos registrados.