Campos Gerais
Região é contemplada com 22 novas vagas no 'Mais Médicos'
Ao todo, 11 cidades dos Campos Gerais receberão novos profissionais da saúde. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à assistência médica em regiões de maior vulnerabilidade social
João Iansen | 06 de maio de 2025 - 05:26

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informa que o Paraná foi contemplado com 158 vagas de reposição no novo ciclo do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). A iniciativa integra a estratégia nacional de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e tem como objetivo ampliar o acesso à assistência médica em regiões de maior vulnerabilidade social e em áreas remotas do Estado. Para a região dos Campos Gerais, serão destinadas 22 vagas, para 11 municípios.
As cidades contempladas foram Curiúva, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Ponta Grossa, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba e Tibagi.
Destas, Ponta Grossa terá quatro vagas destinadas à ampla concorrência, enquanto duas serão para cota racial/étnica e uma para pessoas com alguma deficiência física (PCDs). São Mateus terá três vagas para ampla concorrência, uma para cota racial/étnica e uma para PCDs. Já Jaguariaíva uma vaga para ampla concorrência e uma para cota racial/étnica. As demais cidades terão uma vaga cada, voltadas para ampla concorrência.
RESERVA - Ainda, outras cidades da região se inscreveram para o edital, porém, ficaram na reserva. Estas serão contempladas em caso de novas vagas serem abertas. Os municípios nesta situação foram: Arapoti, Carambeí, Castro, Guamiranga, Imbaú, Imbituva, Mallet, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Azul, Telêmaco Borba, União da Vitória e Ventania.
O município de Ortigueira, que foi contemplado com uma vaga, também ficou na reserva para vagas em equipes multidisciplinares de saúde indígena.
CHAMAMENTO - O chamamento público, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), disponibiliza 3.174 vagas em todo o país, distribuídas entre 1.621 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). O edital é voltado a médicos formados em instituições brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, conforme os critérios da Lei nº 12.871/2013.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a chegada de novos profissionais vai fortalecer ainda mais o trabalho das equipes de Saúde da Família nos municípios paranaenses. "O Mais Médicos tem sido um programa essencial para garantir atendimento nas localidades mais distantes ou de difícil provimento. Essas 158 vagas representam um avanço significativo para a Estratégia de Saúde da Família e qualificação do cuidado prestado à nossa população”, afirmou o secretário.
No Paraná, 158 vagas estão liberadas para escolha dos médicos em 106 municípios, além de 3 vagas destinadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul.
O provimento das vagas será por um período de até quatro anos, conforme estabelecido em edital. As inscrições estarão abertas de 5 a 8 de maio de 2025 e devem ser feitas por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), disponível no site maismedicos.saude.gov.br. O edital completo está disponível no Portal do Ministério da Saúde.
VAGAS POR CIDADE - Confira abaixo o número de vagas para cada cidade da região contemplada:
- Curiúva: 1 vaga
- Irati: 1 vaga
- Ivaí: 1 vaga
- Jaguariaíva: 2 vagas
- Ortigueira: 1 vaga
- Ponta Grossa: 7 vagas
- São João do Triunfo: 1 vaga
- São Mateus do Sul: 5 vagas
- Sengés: 1 vaga
- Teixeira Soares: 1 vaga
- Tibagi: 1 vaga
Com informações: AEN e Ministério da Saúde.