PUBLICIDADE

Programa da Itaipu investe em projetos de São João do Triunfo

Hospital e Maternidade Imaculada Conceição teve selecionado seu projeto para adequação da infraestrutura

Deputado Zeca Dirceu e o prefeito Mario Cezar, em Brasília
Deputado Zeca Dirceu e o prefeito Mario Cezar, em Brasília -

O deputado federal Zeca Dirceu (PT), em rodada de agendas pelos municípios do Paraná neste final de semana, elogiou a importância das recentes seleções feitas pela Itaipu Binacional para investir e apoiar iniciativas locais que resultem em sustentabilidade e qualidade de vida para a população paranaense. Dois dos 689 projetos selecionados na segunda fase do programa Itaipu Mais Que Energia em 249 cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul são do município de São João do Triunfo. “Um deles ajuda a manter o funcionamento do Hospital e Maternidade, que beneficia 5 mil pessoas na região, e o outro fortalece o armazenamento e a conservação dos alimentos produzidos pela agricultura familiar local”, destaca o deputado.

O Hospital e Maternidade Imaculada Conceição teve selecionado seu projeto para adequação da infraestrutura, a fim de atender às exigências da 3ª Regional de Saúde do estado e da Promotoria de Justiça e, com o investimento da binacional, garantir a continuidade da prestação de serviços pela à comunidade com qualidade e atendimento humanizado.

REFORMA - Os recursos captados permitem ao hospital executar programa de prevenção e controle de incêndio. Também possibilitarão à instituição adquirir equipamentos e aparelhos que substituirão outro, que estão em uso ou encontram-se deteriorados, como equipamentos para a cozinha (fogão industrial), para o pronto atendimento, centro cirúrgico e sala de triagem (oxímetro, balança digital adulto, bisturi, cardioversor) e lavanderia (calandra, centrífuga e secador). O aporte ainda permitirá a compra de móveis novos e a pintura de toda a parte interna do hospital.

A instalação de sistema de energia solar (fotovoltaica) irá possibilitar também reduzir as despesas do hospital com consumo de energia elétrica. Ao todo, o projeto solicitou à aprovação da Itaipu um orçamento de quase meio milhão de reais (R$ 493 mil).

COOPERATIVA - O outro projeto que a Itaipu Binacional selecionou para investimento em São João do Triunfo é o da Cooperativa Mista Triunfense dos Agricultores e Agricultoras Familiares Ltda (COAFTRIL) . A cooperativa solicitou um aporte de R$ 400 mil para poder comprar dois contêineres refrigerados, implantar sistema de energia fotovoltaica (solar) e efetuar a mudança no padrão energético local. Com esse investimento, poderá armazenar e conservar frescos por mais tempo os produtos perecíveis da agricultura familiar. Além de favorecer o lazer e valorizar o tempo dedicado à família e ao descanso.

“Hoje, as famílias produtoras têm de realizar a colheita de verduras, entre outros alimentos, no domingo para poderem entregar fresquinhos para a merenda nas escolas ou para as entidades beneficiadas pelo programa compra direta (doação simultânea) do governo federal na segunda-feira cedo”, explica Zeca Dirceu, apoiador da proposta. “A Itaipu, neste governo Lula 3, fortalece e complementa a defesa que fazemos dos programas nacionais e das políticas públicas que objetivam garantir a produção e a comercialização dos alimentos da agricultura familiar, camponesa e das comunidades tradicionais, com indígenas e quilombolas”, concluiu o parlamentar paranaense.

A COAFTRIL, no último ano, produziu mais de 80 mil toneladas de alimentos. O apoio da Itaipu Binacional contribui para valorizar esse trabalho cooperativo, que resulta em segurança alimentar e nutricional no município, e fortalecer a agroindustrialização familiar na região.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE