JM Na Educação
Jovens criam os próprios fanzines em sala de aula
Talita Moretto | 06 de maio de 2014 - 03:54

No Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa, os professores Vinícius Stremel Correia e Eva Luci Costa Miléo uniram as disciplinas de Língua Portuguesa e Arte para levar a prática do fanzine às turmas do 6º ano. A atividade foi desenvolvida em uma das aulas com o jornal, após os alunos estarem familiarizados com a estrutura do impresso e com os conteúdos publicados.
Correia explicou o que era, como surgiu e qual o objetivo desse tipo de publicação no formato de revista e exibiu alguns vídeos sobre como fazer um fanzine propondo, em seguida, que os estudantes criassem os seus “zines” (como também são chamados) com tema livre. “A imaginação correu solta e cada aluno produziu o fanzine conforme o assunto do seu interesse, mas o tema histórias em quadrinhos foi o preferido da maioria”, conta o professor.
As produções estão expostas no saguão do colégio, como se fossem cordéis - trabalhos exibidos em cordas ou barbantes - possibilitando que a comunidade tenha acesso e conheça essa forma alternativa de expressão. A exposição ganhou o nome “Varal do Zine”.
A atividade teve o intuito de contribuir no desenvolvimento do senso crítico e incentivar que os alunos manifestem a opinião. Por consequência, aprimorou a escrita, a criatividade e as habilidades de comunicação. Os professores fizeram um vídeo para explicar melhor a atividade. Assista em migre.me/j490b.














