JM Na Educação
Adolescentes conversam sobre Cyberbullying
Talita Moretto | 24 de abril de 2014 - 03:43

Ao constatar que a maioria dos estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman, em Ponta Grossa, frequentam sites de relacionamento, a professora Maria Roseli Vicente de Oliveira aproveitou o fato divulgado na matéria “Polícia procura criador da página ‘Santinhas de PG’” (na edição do dia 01 do Jornal da Manhã) para conscientizar os adolescentes quanto ao uso seguro da internet e também alertar sobre a prática do cyberbullying.
“Após a leitura da notícia, os alunos pesquisaram o significado de cyberbullying e outras notícias a respeito do assunto. Alguns revelaram conhecer, ou já terem sido, de alguma maneira, vítima dessa prática e compreenderam que é preciso ter muito cuidado com a exposição pessoal nas redes sociais, pois, infelizmente, alguns meios tecnológicos são usados de maneira covarde por algumas pessoas”, conta a professora.
Ao final do debate, os jovens deixaram mensagens para as vítimas desse tipo de violência virtual através de charges e paródias. A turma também produziu cartazes com dicas de como usar a internet com responsabilidade e orientações sobre as atitudes a serem tomadas no caso de alguém passar por essa situação. “Senti que este trabalho não deve parar por aqui. As dúvidas e curiosidades são tantas que essa discussão deverá sempre ser retomada”, ressalta Maria Roseli.
Confira algumas produções dos alunos:



