JM Na Educação
Crianças conversam sobre as drogas na sociedade
Talita Moretto | 04 de abril de 2014 - 03:52

Ainda em 2013, na Escola Municipal Professor Plácido Cardon, os estudantes do 5º ano ‘A’, sob mediação da professora Adriane Stremel Maucoski, basearam-se nas informações divulgadas na edição de 07 de novembro do JM para conversar sobre a presença da drogas na sociedade.
A notícia “Polícia apreende 13 kg de maconha” foi a que ganhou mais a atenção dos jovens. “A partir desta matéria, eu trabalhei com os alunos a interpretação e conduzi a discussão do conteúdo. Eles levaram o jornal para casa e também discutiram com os seus familiares”, explica Adriane.
Na escola, depois de conversar com os pais, a professora levantou alguns questionamentos a respeito do que as crianças haviam entendido sobre as drogas e as consequências para o usuário.
Todos discutiram, expuseram a opinião e criaram ilustrações com mensagens contra o uso de drogas. “ O jornal na sala de aula é uma ferramenta importante. Vejo que a informação e o diálogo, tanto na escola como na família, são maneiras de se evitar que as drogas façam parte da vida de nossos alunos”, acredita a professora.
A atividade foi uma continuação do trabalho realizado pelo Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd).
Abaixo, duas ilustrações produzidas pelos alunos para conscientizar a respeito das drogas: