Curitiba anuncia reajuste de R$ 0,45 na tarifa de ônibus

A partir da zero hora de sexta-feira (6), a tarifa de ônibus em Curitiba passa dos atuais R$ 2,85 para R$ 3,15 para pagamento em cartão-transporte e R$ 3,30 para pagamento em dinheiro.
A tarifa de R$ 2,85 vigorava desde março de 2013. Portanto, a correção de R$ 0,30 (10,5%) não recompõe sequer a inflação dos últimos dois anos – aproximadamente 12%.
No mesmo período, o salário base dos trabalhadores do transporte, que representa quase 50% do valor da tarifa, teve reajuste médio de 20% – sem contar 2015.
A Prefeitura de Curitiba assume integralmente o pagamento do subsídio das linhas urbanas, que será de R$ 2 milhões por mês.
O reajuste faz parte do esforço da Prefeitura para manter a integração e a tarifa única. Com esse novo valor, o subsídio do Governo do Estado cai de R$ 7,5 milhões/mês em 2014 para cerca de R$ 7 milhões/mês em 2015.
Se o Estado concordar, o valor por ele repassado será exclusivo para atender a região metropolitana, visto que legalmente o transporte intermunicipal é de responsabilidade dos Estados.
Mesmo assim, se o Estado não concordar com os valores, para manter a integração a Prefeitura de Curitiba sugere que o subsídio estadual seja repassado diretamente às empresas metropolitanas, sem passar pelos cofres do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC).
“Não temos condições de repassar todo impacto do reajuste dos trabalhadores, dos insumos e da remuneração das empresas para o consumidor. Chegamos a um valor que sequer recompõe a inflação do tempo em que a tarifa ficou congelada e estamos mantendo o subsídio. Para garantir a integração, estamos reduzindo o subsídio pago pelo Estado a valores de 2012, quando foi criado o subsídio”, explica o presidente da URBS, Roberto Gregório.
Informações da assessoria.





















