PR tem dia mais frio do ano com sensação térmica de -7,5ºC e geada
Massa de ar polar provocou temperaturas negativas, geadas e o amanhecer mais gelado do ano em diversas cidades paranaenses

O Paraná enfrentou a manhã mais fria de 2026 até agora nesta segunda-feira (11). A intensa massa de ar polar derrubou as temperaturas em todas as regiões do estado, provocando geadas e até registros negativos em cidades do Centro-Sul paranaense devido ao frio intenso, segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Em diversas cidades, os termômetros ficaram abaixo dos 5°C, enquanto municípios como Palmas, General Carneiro e Guarapuava registraram temperaturas negativas.
Além disso, muitas cidades amanheceram com cerca de 5°C, cenário que favoreceu a formação de geada fraca em diversas áreas. Já na metade sul do estado, o frio foi ainda mais intenso.
Na capital paranaense, os termômetros marcaram 2,7°C nas primeiras horas do dia, segundo os dados da estação do Simepar. O frio também foi forte na Região Metropolitana de Curitiba, principalmente em cidades como Colombo, Piraquara e São José dos Pinhais, onde as temperaturas se aproximaram de 0°C em áreas rurais.
Apesar do amanhecer congelante, o tempo permanece estável nesta segunda. O sol predomina ao longo do dia e não há previsão de chuva no estado. As informações são da Banda B, parceiro do Portal aRede.
Frio continua e geada pode voltar no Paraná
De acordo com o meteorologista, a massa de ar polar segue avançando sobre o Sul do Brasil e ainda deve manter o frio intenso nos próximos dias.
A previsão indica que a terça-feira (12) terá novo amanhecer gelado, com possibilidade de geada novamente, especialmente na metade sul do Paraná.
Na quarta (13), o frio continua nas primeiras horas da manhã, porém as temperaturas começam a subir gradualmente durante a tarde, ultrapassando os 20°C em boa parte do estado.


Simepar informa que não a sensação térmica não é um dado constatado por estação, é um cálculo que leva em consideração a temperatura do termômetro e o vento.





















