Richa libera financiamentos e autoriza obras para municípios

O prefeito de Arapoti Braz Rizzi foi um dos gestores que assinou nesta terça-feira (31), em solenidade com o governador Beto Richa, contratos de financiamento com a Fomento Paraná para obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos rodoviários. O valor destinado ao município soma R$ R$ 1 milhão. Os recursos são do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM) e Programa de Apoio à Aquisição de Máquinas e Equipamentos Rodoviários para Prefeituras (Promap), administrados pela Fomento Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade.
No mesmo ato, Richa autorizou a abertura de editais e homologou resultados de licitações para obras e equipamentos de outros municípios, entre eles Castro. O governador afirmou que, apesar da dificuldade econômica que atinge todos os estados, o Governo do Paraná faz um grande esforço para ampliar as obras nas cidades e garantir qualidade de vida à população. “Temos obras em todas as cidades. Todos os prefeitos são atendidos de forma igualitária porque entendemos que fomos eleitos para atender a necessidade da nossa população”, disse ele.
Queda das receitas
Richa falou aos prefeitos sobre a situação econômica estadual e disse que o Brasil passa por uma crise, com desaceleração da economia e aumento da inflação. Os estados e municípios sofrem com a queda de arrecadação e redução de repasses federais.
“Mesmo assim, temos feito nossa parte, ajudando os municípios com recursos para importantes obras”, afirmou. Nos primeiros três meses da nova gestão, o governo estadual já financiou mais de R$ 100 milhões em projetos apresentados pelos municípios paranaenses à Sedu.
O governador disse, ainda, que medidas foram tomadas para recuperar a capacidade de investimento do estado e que a dificuldade econômica será superada. “Vamos retomar a capacidade de investimento e acelerar ainda mais o ritmo de obras nas cidades”, disse.
Equilibrar
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, lembrou que os municípios, em particular os menores, passam por dificuldades por conta da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo Governo Federal.
“Para equilibrar e garantir capacidade de investimentos aos municípios, o governo estadual está fazendo sua parte. Hoje, temos contratos de financiamento com 391 municípios do Estado”, disse. O secretário lembrou os prefeitos da necessidade de apresentar bons projetos para obtenção dos recursos.
Novos contratos
Nos últimos quatro anos o Governo do Estado, através da Fomento Paraná, firmou contratos de financiamento com os municípios que somam mais de R$ 727 milhões e a perspectiva que da instituição é chegar a R$ 1,2 bilhão até 2018.
“Obras movimentam a economia local, proporcionam empregos, novos contratos, compras, que geram arrecadação de novos impostos, para o estado e para os municípios. E têm o efeito direto da melhoria da qualidade de vida do cidadão”, afirma o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa
O prefeito de Arapoti, Braz Rizzi, vai resolver a falta de equipamentos no município, dos Campos Gerais. “Nossa escavadeira hidráulica é tão velha e sucateada, que nem compensa arrumar. Vamos comprar uma nova, para cascalhar estradas rurais, comprar um caminhão para coleta de entulho e outro para coleta de lixo, que hoje é um serviço terceirizado”, diz Rizzi.
Valores
Arapoti
R$ 1 milhão - Aquisição de equipamentos rodoviários - PROMAP II
Castro
Licitação - R$ 731 mil – SFM - Pavimentação, calçadas, galerias e meio fio
Informações da assessoria.





















