Tradições de Páscoa engajam alunos em Palmeira
Realizando estudos sobre a origem do feriado e tradições locais, o quinto ano da Escola de Witmarsum pode se divertir e construir importantes aprendizagens sobre a cultura alemã
Publicado: 12/04/2024, 06:40
Os alunos do quinto ano A da Escola Municipal do Campo de Witmarsum, sob a orientação da professora Alexsandra Schweigert de Oliveira, participaram de tradicionais ritos sobre a Páscoa e realizaram importantes estudos sobre o assunto. Localizada na Colônia Witmarsum, que possui uma forte tradição alemã, a escola reflete essa cultura em suas tradições e nas atividades desenvolvidas.
A docente explica que abordagem da questão religiosa durante a Páscoa é feita de forma significativa, com devocionais que explicam o surgimento da festa, a evolução do feriado ao longo do tempo e os diversos símbolos que o compõem.
GALERIA DE FOTOS
Como parte das atividades propostas, os alunos relataram as tradições que ocorrem em suas casas durante o feriado. “Muitas dessas tradições são compartilhadas entre os colegas, como procurar cestinhas no domingo de manhã, pintar casquinhas de ovos e rechear com doces, reunir a família e descansar, além do esperado recebimento de chocolates”, contou a educadora.
Utilizando o gênero textual reportagem, os alunos entrevistaram seus pais para descobrir as tradições de infância, que muitas vezes se assemelhavam às suas próprias. Após pesquisas, os alunos escreveram textos sobre a Páscoa.
Nas aulas de língua alemã, os alunos demonstraram toda sua criatividade ao pintar casquinhas de ovos, e com a ajuda dos professores, montaram uma bela árvore de Páscoa exposta no hall de entrada da escola.
Para encerrar as atividades antes do feriado, os alunos confeccionaram cestinhas e a professora as encheu de doces, organizando um sorteio em que cada aluno pegava a cesta de um colega e a escondia no pátio da escola. Ao sinal da professora, cada criança partia em busca de sua própria cestinha, resultando em uma manhã repleta de diversão, risadas e companheirismo, além de muitos aprendizados.
Acesse o blog da Escola de Witmarsum