Pesquisa aponta Rildo Leonardi com 68,4% em Tibagi
Consulta do ‘Instituto Opinião’ considera os votos válidos e mostra o candidato do MDB com larga vantagem na disputa pela Prefeitura
Publicado: 01/10/2024, 13:44
Consulta eleitoral feita pelo ‘Instituto Opinião’ aponta o candidato Rildo Leonardi (MDB) na liderança e com ampla vantagem na disputa pela Prefeitura de Tibagi. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Rildo atinge 68,4% das intenções de votos. A candidata Angela (Republicanos) aparece em segundo com apenas 10,5%; na sequência, o atual prefeito e candidato à reeleição, Butina (PSD), e Silval Silva (PT) estão empatados com 9,4%. O candidato com o menor eleitorado, conforme a pesquisa, é Paolo Pavesi (PL) com 2,3% dos votos.
Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 450 eleitores do município de Tibagi e ocorreu entre os dias 25 e 27 de setembro. A margem de erro é de 4,5%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no TSE sob o número PR-01446/2024.
Em um cenário que também considera os eleitores indecisos e aqueles que anulariam o voto, a pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados), aponta o seguinte panorama: Rildo Leonardi desponta com 57,2% dos eleitores, Angela aparece com 8,8%, Butina e Silval Silva figuram com 7,8%, enquanto Paolo Pavesi conta com 2% das intenções de voto. Além disso, 14,7% disseram que estão indecisos ou não souberam responder e 1,6% votou em branco ou nulo.
Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos para o entrevistado), o nome de Rildo Leonardi também aparece com ampla vantagem sobre os demais candidatos. O candidato do MDB conta com 40,8% dos votos, enquanto Butina tem 5,2%, Angela figura com 4,9% e Sinval Silva tem 4,2% dos eleitores. No cenário da pesquisa espontânea, a maioria dos entrevistados, 43,8%, não souberam responder ou disseram estar indecisos.
A consulta do Instituto Opinião também revelou qual dos candidatos têm a maior taxa de rejeição por parte do eleitorado tibagiense. Foi perguntado aos entrevistados “se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você jamais votaria?”. Nesse caso, Butina aparece com 36,9% de rejeição; Sinval Silva com 16,7%; Angela tem 8,8% de rejeição; Rildo Leonardi figura com 5,9% e Paolo Pavesi com 5,2%. Contudo, a maioria dos eleitores, 45,1%, não rejeitam nenhum candidato. Apenas 0,3% não sabe ou não opinou.
METODOLOGIA - O Instituto Opinião realizou a pesquisa com equipe própria, que foi devidamente capacitada e treinada para este perfil de coleta e tratamento de dados. Os 450 entrevistados têm mais de 16 anos, em condição de voto, e foram selecionados mediante sorteios aleatórios, com critério de divisão geográfica, escolaridade, faixa etária e classificação socioeconômica. Entre os entrevistados, 50% são do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Entre eles, 25% tem entre 45 a 59 anos, 21% tem idade de 25 a 34 anos, 19% dos consultados tem entre 35 e 44 anos, mesmo percentual para aqueles com 60 anos ou mais. O nível de escolaridade aponta que 65% dos entrevistados tem até o 9º ano, 28% possuem Ensino Médio Completo e 7% contam com formação Superior.
HISTÓRICO - Rildo Leonardi tem 58 anos. Para esta eleição a vice da chapa é Hely (PP), a dupla encabeça a coligação ‘Tibagi forte de novo’ e conta com os apoios da Federação PSDB/CIDADANIA, União e PODE. Rildo foi eleito prefeito de Tibagi em 2016, mas não conseguiu se reeleger em 2020, quando foi derrotado nas urnas por Butina.
Angela tem 59 anos. O vice dela é Pedro Machado, do PMB. A coligação se denomina ‘Tibagi por inteiro’. Angela já foi prefeita de Tibagi, após ter vencido as eleições de 2012, no município.
Butina tem 64 anos. Ele conta com João Paulo (Avante) como candidato a vice pela chapa. A coligação se chama ‘Tibagi não pode parar’. O candidato à reeleição, além de ter vencido as eleições de 2020 para a Prefeitura de Tibagi, já foi vice-prefeito do município, entre 2013 e 2016, ao lado de Angela, hoje sua adversária.
Sinval Silva tem 67 anos. O seu candidato a vice é Nivaldo Souza (PT), eles encabeçam a coligação ‘Tibagi da esperança’ composta pela FE Brasil (PT, PV e PCdoB) e também pelo PSB. Sinval chefiou o Poder Executivo de Tibagi por oito anos em dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012.
Paolo Pavesi tem 49 anos. O vice da chapa é Paola (PL). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta é a primeira eleição que Paolo irá disputar.