Programa leva emprego ao interior do PR | aRede
PUBLICIDADE

Programa leva emprego ao interior do PR

A Região dos Campos Gerais recebeu mais de 25% dos aportes do Programa Paraná Competitivo

Imagem ilustrativa da imagem Programa leva emprego ao interior do PR
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Desde 2011, o Paraná foi destaque nacional na criação de vagas de emprego. Mesmo no período da retração econômica nacional, entre 2014 e 2017, o Estado contabiliza 246 mil contratações nos últimos sete anos e três meses. O saldo respondeu por 10,8% do total de empregos gerados no Brasil, terceiro melhor resultado do país, com um valor muito próximo de Santa Catarina, que ocupa a segunda colocação no período (249,5 mil) e atrás de São Paulo, com 429,1 mil vagas. Do montante total de postos de trabalho criados, 90,3% foram no interior. As informações foram reveladas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes). 

Esses valores foram possíveis através do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais que contribuiu para a atração de R$ 45 bilhões em investimentos industriais. Empresas ligadas ao agronegócio, instaladas no interior do Estado, foram grande destaque, possibilitando a abertura de 222 mil novas vagas fora da capital e região metropolitana. Somente na região dos Campos Gerais, por exemplo, foram mais de R$ 12 bilhões, das quais a maior parte relacionada a produção primária, como a Klabin (celulose), Ambev, Heineken, Cargill, Alegra, Arauco, Iguaçu, entre outros. 

“É uma notícia importante. A descentralização da economia permite o crescimento do emprego em todo o Estado. Estas novas oportunidades geram renda, movimentam a economia local e melhoram a vida da nossa gente”, comemora a governadora Cida Borghetti, acrescentando que boa parte do resultado se deve ao fato de o Paraná ter criado um ambiente mais favorável para o setor produtivo, atraindo mais investimentos.

A predominância do interior na geração de vagas se deve a uma combinação de fatores, de acordo com Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Ipardes. “Por um lado, o agronegócio foi um dos grandes motores do desenvolvimento nos últimos anos. Por outro, os municípios da região de Curitiba foram duramente afetados pela crise brasileira, com retração de setores como indústria, serviços e construção civil. O Interior foi mais resiliente à crise econômica”, explica

Ponta Grossa é a quinta cidade que mais gerou vagas

De acordo o Ipardes, o setor de serviços foi o que mais criou empregos no Estado desde 2011, com um saldo de 169.451 vagas. A seguir vem o comércio, com 87.029 vagas, e a agropecuária, com 6.423 empregos. O levantamento mostra que Curitiba foi, isoladamente, a cidade que mais gerou vagas, com 20.240 empregos, entre janeiro de 2011 e março de 2018. Em seguida estão Maringá, com 18.684, Cascavel, com 14.534, e Foz do Iguaçu, com 10.608 vagas. Ponta Grossa é a quinta colocada, com 8.902 vagas geradas no período, seguida por Londrina, com 8.013. No primeiro trimestre de 2018, o interior ficou com uma participação de 65,4% nas contratações.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right