Deputada Márcia Huçulak representa a Alep em evento da Semana da Enfermagem | aRede
PUBLICIDADE

Deputada Márcia Huçulak representa a Alep em evento da Semana da Enfermagem

Parlamentar destaca trabalho coletivo e SUS em premiação concedida a profissionais da categoria pela fundação curitibana

O encontro foi promovido pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS)
O encontro foi promovido pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS) -

Publicado por Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) representou a Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quinta-feira (7/5), em evento prévio à Semana da Enfermagem — tradicional iniciativa realizada anualmente entre 12 e 20 de maio, que mobiliza a categoria com ações promovidas por instituições de saúde e entidades de classe, promovendo reconhecimento e debate sobre o cenário e os desafios da profissão.

O encontro promovido pela FEAS (Fundação Estatal de Atenção à Saúde), da Prefeitura de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui, prestou homenagem a 50 deles, que se destacaram no serviço municipal — reconhecimento consolidado nos últimos anos e conhecido pela categoria como “Oscar da Enfermagem”, em alusão à premiação da indústria cinematográfica.

O evento reuniu dezenas de participantes no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, entre eles Tatiane Felipak, secretária municipal de Saúde; Sezifredo Paz, diretor-geral da FEAS; Ethelly Rodrigues Santos, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná; e Otília Maciel, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Paraná, além de outros gestores, lideranças e profissionais da saúde.

SUS e trabalho coletivo

Formada em Enfermagem pela PUC-PR, Márcia destacou a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) e da atuação coletiva na saúde. “A gente fez um trabalho do qual me orgulho muito, e tenho uma gratidão eterna a todos vocês”, disse aos colegas, citando o “desafio imenso” da pandemia de covid-19, período em que era secretária de Saúde de Curitiba.

“Ninguém arredou o pé. Todo mundo dobrou plantão, com medo, sim, daquele vírus assustador quando chegou, mas com coragem. Se tem alguma categoria que trabalha com coração e coragem, é a Enfermagem.”

Reconhecimento

Em homenagem surpresa, a FEAS homenageou Márcia por sua trajetória de 40 anos no serviço público, com o prêmio “Enfermeira Inspiradora”.

“Receber esse reconhecimento me emociona porque carrega tudo aquilo que sempre moveu a minha trajetória: o cuidado, a saúde pública e o amor pelo que faço”, disse a deputada.

Enfermagem na Alep

Além de participar, todos os anos, de diversas ações da Semana da Enfermagem, a deputada Márcia encaminhou uma série de iniciativas de reconhecimento da Assembleia Legislativa à categoria, como títulos de Menção Honrosa a profissionais e sessões solenes pelos 50 anos do curso de Enfermagem da UFPR e pelos 50 anos do Coren-PR, entre outras.

Criada em 1960, a Semana da Enfermagem passou, ao longo dos anos, a contar com atividades durante todo o mês de maio — entre outras razões, pelo grande número de profissionais da categoria: são 3 milhões no Brasil, sendo quase 150 mil no Paraná.

Com informações da Alep.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right